A equipe CCC Pro Cycling (antiga BMC) estava a beira de fechar e agora vem a confirmação. A Continuum Sports, de Jim Ochowicz vendeu a licença para a Want You Cycling, estrutura que mantem a Circus Wanty Gobert Tormans. A Circus Wanty Gobert participa da segunda divisão do ciclismo profissional como ProTeam e agora sobe de divisão ao utilizar a licença da CCC.
Circus Wanty Gobert a caminho do WorldTour em 2021
Fundado por Jean-François Bourlart, o projeto Want You Cycling é sediado na Bélgica e controla a equipe de ciclismo e cyclocross. Fundada em 2001 sob o nome de VC Ath Club, a equipe subiu ao nível continental em 2008 e ao profissional continental (atual ProTeam) em 2008. Na segunda divisão do ciclismo, a equipe liderou o ranking continental europeu de 2016 a 2018, obtendo três convites para participação no Tour de France.
“Com os co-fundadores da Want You Cycling, Benoit Soenen, Christophe Wanty, Ronald Gobert e David Sauvage, nós construímos nosso projeto, degrau a degrau com a ambição de um dia chegar ao WorldTour. Precisava ser no momento certo, a estrutura precisava estar pronta, e nossos parceiros comprometidos a nos acompanhar. Nos portanto estamos muito orgulhosos hoje em assumir o projeto de Jim Ochowicz e Gavin Chilcott e apresentar a UCI a sequência da Continuum Sports no WorldTour.
Com a longa experiência de Jim Ochowicz e Gavin Chilcott, nós poderemos fazer o possível para sustentabilidade do nosso projeto WorldTour. Eu não tenho dúvidas que nossa equipe será um sucesso no WorldTour, como teve no circuito Profissional Continental ao longo dos anos, e como BMC Racing e CCC também tiveram.”Jean-François Bourlart
“2020 não tem sido o ano que nós esperávamos, mas nós estamos motivados a concluir a temporada como Equipe CCC em alta. Olhando adiante em 2021, nós veremos uma nova direção para a organização Continuum Sports e estamos felizes por pavimentar o caminho para a Circus – Wanty Gobert chegar ao WorldTour no que significa um marco histórico para a equipe belga e uma merecida promoção.
Desde o começo da Continuum Sports em 2007, nós deixamos nossa marca no mundo do ciclismo com a Equipe BMC Racing e a Equipe CCC, nós temos a experiência para ajudar a Circus – Wanty Gobert nesta transição para o WorldTour. Com objetivos ambiciosos de longa duração e visões compartilhadas, nós acreditamos que a Circus – Wanty Gobert, sob a liderança de Jean-François Bourlart, se incumbe perfeitamente para levar o legado da Continiuum Sports e nós estamos a disposição para os apoiar quando precisarem.” Jim Ochowicz
Poucas vitórias e cortes de investimento na CCC
Em crise, a companhia de vendas de sapato CCC sinalizou em abril problemas para a continuidade do patrocínio da equipe de ciclismo. Em 2020 a CCC obteve um total de apenas seis vitórias até o momento, todas no nível 2.1 (terceira divisão). Em 2019 a CCC obteve apenas duas vitórias WorldTour, uma com Greg van Avermaet e uma com Patrick Bevin.
A Circus Wanty Gobert por sua vez venceu quatro provas em 2020, sendo duas pelo nível 2.1 e 2 no local 1.1. Em 2019 a Circus venceu oito provas, sendo quatro no nível HC (então segunda divisão, atual PRO). Para 2021, a Circus Wanty tem 21 ciclistas sob contrato, entre eles os experientes Rein Taaramae, Baptiste Planckaert e Danny Van Poppel. A CCC tem sob contrato para 2021 apenas seis ciclistas, com destaque para o russo Ilnur Zakarin e o jovem talento húngaro Atilla Valter.