O Gran Camiño tem campeão do Tour de France como destaque

Luiz Papillon

Com a presença do campeão do Tour de France Jonas Vingegaard, O Gran Camiño, cujo nome é inspirado no Caminho de Santiago Compostela percorre as belezas da Galiza no nordeste da Espanha.

Trecho do Caminho de Santiago Compostela percorrido pela disputa de ciclismo | Foto Divulgação
Trecho do Caminho de Santiago Compostela percorrido pela disputa de ciclismo | Foto Divulgação

O Gran Camiño 2023

Sabe aquela pontinha da Espanha acima de Portugal? Ali fica a Galiza, região que deu origem a Portugal e por isso compartilha muito mais do que uma língua derivada do latim. A própria cultura e costumes galegos são compartilhados e herdados de nossos colonizadores. O Caminho de Santiago Compostela é percorrido anualmente por milhares de peregrinos desde o século IX. E claro é essa a origem do nome “O Gran Camiño”.

A Galiza é uma região com uma longa tradição no que diz respeito ao ciclismo, com uma primeira edição datada de 1933 e apesar de já não ter sido realizada profissionalmente por alguns anos, a lista de vencedores desta prova está repleta de nomes ilustres e conhecidos no mundo do ciclismo. Marino Lejarreta, Miguel Induráin, Laurent Jalabert, Claudio Chiapucci, Andrew Hampsten, Gianni Bugno ou Frank Vandenbroucke são algumas das grandes figuras que participaram numa das suas edições.

A região mais portuguesa da Espanha a Galiza com quase três milhões em população conta com cidades populosas como Corunha e Vigo assim como belezas naturais como Santiago de Compostela. A disputa acontece em quatro etapas duríssimas com muito sobe percorrendo as belezas do território galego.

 

Jonas Vingegaard disputa edição 2023

O grande destaque da edição 2023 é a participação do campeão do Tour de France 2022, Jonas Vingegaard, o dinamarquês da equipe Jumbo Visma dá início a sua temporada em terras galegas. A equipe Movistar também está presente com o português Ruben Guerreiro liderando a equipe, o brasileiro Vinicius Rangel estava pré-escalado para disputa mas foi substituído. Nomes como Jesús Herrada (Cofidis) e David de La Cruz (Astana) também elevam a disputa de nível europeu.

Jonas Vingegaard | Foto ASO/Charly Lopez
Jonas Vingegaard | Foto ASO/Charly Lopez

Entre as equipes convidadas estão quatro equipes portuguesas, entre elas Efapel, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, Rádio Popular Paredes Boavista e ApHotels Tavira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Omloop abre as clássicas de primavera neste sábado!

Confira os favoritos a prova que tradicionalmente abre as clássicas de primavera na Bélgica e saiba como ver a prova no Brasil. Omloop Het Nieuwsblad abre as clássicas de primavera Clássicas! A festa do ciclismo na primavera europeia começa a partir de sábado! São provas de um dia sempre intensas […]

Receba as novidades em seu e-mail