Eli Iserbyt domina a prova masculina enquanto Marianne Vos ganhou em um sprint duro contra Lucinda Brand no feminino na abertura da Copa do Mundo de Cyclocross.
Se por um lado a temporada de ciclismo profissional está se encerrando, a festa do cyclocross começa! Com 16 etapas programadas a Copa do Mundo de Cyclocross começou em Waterloo na fábrica da Trek em Wisconsin nos Estados Unidos.
Ainda sem nomes como Wout van Aert e Mathieu van der Poel que se recuperam da temporada na estrada, os principais nomes do cyclocross estiveram presentes.
Marianne Vos vence entre as mulheres
Com destaque para a campeã mundial Lucinda Brand e Marianne Vos que na última semana foi segunda colocada na Paris Roubaix para mulheres. Pela Trek os olhares eram para Jolanda Neff que foi campeã olímpica no MTB.
A prova feminina começou com Lucinda Brand tentando impor o ritmo, porém na terceira volta o grupo líder se reagrupou com oito ciclistas. Na quinta volta, Brand e Vos conseguiram escapar e tiveram a companhia de Denise Betsema. O trio de holandesas seguiu duelando até que Brand tentou acelerar novamente, trocando cotoveladas com Marianne Vos, que esperou o momento para o ataque. O ataque de Marianne Vos foi matador e contou até com uma freada para tirar a concentração da adversária.
Thibau Nys abandona com suspeira de fratura
A prova masculina começou intensa com Quinten Hermans (Intermarché) e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen) abrindo inicialmente uma vantagem. Porém com a chuva fina a pista tornou-se escorregadia e na terceira volta após uma série de quedas, Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen) passou a liderança. O jovem Thibau Nys, filho de Sven Nys tido como maior nome da história da modalidade, sofreu uma queda feia e abandonou a prova com suspeita de fratura na clavícula.
A seguir vimos o desfile de técnica e controle de prova por Eli Iserbyt. O pequeno belga dominou a prova para vencer com trinta segundos de vantagem. Michael Vanthourenhout foi segundo e Quinten Hermans o terceiro.
Copa do Mundo de Cyclocross
Disputada desde 1993, a Copa do Mundo de Cyclocross é um dos principais eventos da modalidade e já foi vencida por Wout Van Aert e Mathieu Van der Poel. Com início em Waterloo nos EUA em outubro a temporada se encerra em janeiro nos Países Baixos. Ao todo são 16 rodadas para a elite masculina e feminina enquanto o Sub23 e Júniores terão cinco rodadas.
As etapas são transmitidas ao vivo pelo canal da UCI no Youtube e Facebook.