O mundo corporativo deu mais um passo rumo a concentração de marcas de bicicleta. As marcas Caloi, Cannondale, Focus, Schwinn, Gazelle, Cervélo, Focus, Gazzelle e Santa Cruz passam a fazer parte do mesmo grupo.
Pon.Bike comprou a Dorel Sports
A neerlandesa Pon Holdings comprou a divisão esportiva da canadense Dorel e torna-se maior empresa de bicicletas do mundo. Dona da Caloi desde 2013, a Dorel tinha forte presença no continente americano com as marcas Cannondale, Santa Cruz, Schwinn e Caloi. Assim a Pon Bike que possuiu marcas como Focus, Cervélo e Gazzelle consegue abrir um mercado muito mais amplo na América.
“O anúncio de hoje é um marcao em noassa estratégia para constituir um líder de mercado global na indústria de bicicletas” disse Janus Smalbraak, CEO da Pon.Bike
Aposta na bicicleta elétrica
A Pon Holdigns acredita que o mercado de e-bike, as bicicletas elétricas, tem muito espaço para crescer. E a compra da Dorel Sports contribuirá para uma conquista dessa fatia no continente americano.
“A aquisição da Dorel Sports está totalmente alinhada com essa visão. Todas as marcas podem se beneficiar da inovação, design, conhecimento e criatividade do grupo Pon.Bike.”
O negócio foi fechado em U$810 milhões (cerca de 4,5 bilhões de reais). A Pon.Bike torna-se o maior conglomerado no negócio de bicicletas no mundo com valor de mercado de U$2.9 bilhões.
Caloi
Fundada em 1948 pelos irmãos Caloi, a empresa que foi sinônimo de bicicleta no Brasil e grande fomentadora do esporte. A história da Caloi está intimamente ligada ao ciclismo brasileiro e a iniciativas de marketing únicas como a participação no Gp Brasil de Formula 1 nos anos 70:
Desde que a crise Russa de 1998 desencadeou uma desvalorização da moeda brasileira, a família Caloi deixou o comando da empresa que foi adquirida pelo empresário Eduardo Musa e mais tarde foi vendida para a canadense Dorel. Nos últimos anos a presença da Caloi no mercado foi ofuscada essencialmente pela visão de uma linha escalonada da empresa canadense, ou seja a Caloi é a bicicleta de supermercado e a Cannondale ou GT a bicicleta para o esportista.
O investimento em patrocínio esportivo seguiu essa linha e a Caloi não mais figurou entre as marcas que patrocinavam o ciclismo brasileiro. Henrique Avancini, maior nome do ciclismo brasileiro neste século utiliza bicicletas Cannondale em suas disputas.