Caloi passa a ser parte do maior grupo de bicicletas do mundo

Luiz Papillon

O mundo corporativo deu mais um passo rumo a concentração de marcas de bicicleta. As marcas Caloi, Cannondale, Focus, Schwinn, Gazelle, Cervélo, Focus, Gazzelle e Santa Cruz passam a fazer parte do mesmo grupo.

Fábrica da Caloi em Manaus | Foto Divulgação
Fábrica da Caloi em Manaus | Foto Divulgação

Pon.Bike comprou a Dorel Sports

A neerlandesa Pon Holdings comprou a divisão esportiva da canadense Dorel e torna-se maior empresa de bicicletas do mundo. Dona da Caloi desde 2013, a Dorel tinha forte presença no continente americano com as marcas Cannondale, Santa Cruz, Schwinn e Caloi. Assim a Pon Bike que possuiu marcas como Focus, Cervélo e Gazzelle consegue abrir um mercado muito mais amplo na América.

“O anúncio de hoje é um marcao em noassa estratégia para constituir um líder de mercado global na indústria de bicicletas” disse Janus Smalbraak, CEO da Pon.Bike

Sede da Dorel Sports | Divulgação
Sede da Dorel Sports | Divulgação

Aposta na bicicleta elétrica

A Pon Holdigns acredita que o mercado de e-bike, as bicicletas elétricas, tem muito espaço para crescer. E a compra da Dorel Sports contribuirá para uma conquista dessa fatia no continente americano.

“A aquisição da Dorel Sports está totalmente alinhada com essa visão. Todas as marcas podem se beneficiar da inovação, design, conhecimento e criatividade do grupo Pon.Bike.”

O negócio foi fechado em U$810 milhões (cerca de 4,5 bilhões de reais). A Pon.Bike torna-se o maior conglomerado no negócio de bicicletas no mundo com valor de mercado de U$2.9 bilhões.

Caloi

Fundada em 1948 pelos irmãos Caloi, a empresa que foi sinônimo de bicicleta no Brasil e grande fomentadora do esporte. A história da Caloi está intimamente ligada ao ciclismo brasileiro e a iniciativas de marketing únicas como a participação no Gp Brasil de Formula 1 nos anos 70:

A Caloi no GP Brasil de F1, Não esqueça minha Caloi

Desde que a crise Russa de 1998 desencadeou uma desvalorização da moeda brasileira, a família Caloi deixou o comando da empresa que foi adquirida pelo empresário Eduardo Musa e mais tarde foi vendida para a canadense Dorel. Nos últimos anos a presença da Caloi no mercado foi ofuscada essencialmente pela visão de uma linha escalonada da empresa canadense, ou seja a Caloi é a bicicleta de supermercado e a Cannondale ou GT a bicicleta para o esportista.

O investimento em patrocínio esportivo seguiu essa linha e a Caloi não mais figurou entre as marcas que patrocinavam o ciclismo brasileiro. Henrique Avancini, maior nome do ciclismo brasileiro neste século utiliza bicicletas Cannondale em suas disputas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Copa do mundo de Cyclocross tem etapa em Arkansas

Nesta quarta feira a Copa do Mundo de Cyclocross terá etapa no Arksansas na cidade de Fayetteville. A prova é a segunda de quatro disputas nos Estados Unidos, antes de iniciar a temporada europeia. O circuito desenhado possui 3% de pavimentação e 97% de terra. As dificuldades são dois saltos, […]
Cyclocross Fayeteville | Foto Divulgação

Receba as novidades em seu e-mail