Durante o final de semana aconteceram a maioria dos campeonatos nacionais de cyclo-cross visando o mundial que acontece dia 05 de fevereiro em Hoogerheide nos Países Baixos.
Lars van der Haar e Puck Pieterse são campeões neerlandeses
Impossível falar do campeonato neerlandês sem lembrar que Mathieu van der Poel não disputou o nacional. O ciclista da Alpecin Deceuninck está em treinamento com a equipe na Espanha com foco no início da temporada de estrada e teve que abrir mão da disputa. Lars van der Haar chegou a seu quarto título nacional.
Entre as mulheres, Puck Pieterse conquistou seu primeiro titulo nacional na elite numa mudança recente, visto que ela disputava o Sub23 até alguns meses atrás. Essa vitória agora coloca a responsabilidade de liderar a seleção neerlandesa no mundial.
Debaixo de muita lama, Lars Van der Haar escapou logo no início de prova com seu companheiro de equipe, Joris Nieuwenhuis. A dupla da Baloise Trek Lions seguiu liderando com Joris na ponta até que o jovem sofreu com a trava da sapatilha na última volta e Lars van der Haar venceu, tremendo de frio e coberto de lama.
1. Lars van der Haar (Baloise Trek Lions) em 1h04m11s
2. Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions) em 3s
3. Ryan Kamp (Pauwels Sauzen-Bingoal) em 47s
4. Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) a 1m25s
5. Corné van Kessel (Deschacht-Hens-Maes) a 1m47s
Michael Vanthourenhout é campeão belga e Sanne Cant aumenta seu recorde
Atual campeão europeu, Michael Vanthourenhout agora acumula a tricolor mais famosa do ciclismo. Sem Wout van Aert que faz concentração com a Jumbo Visma visando a temporada de estrada, Michael tornou-se o favorito.
A disputa em Lokeren aconteceu sob muita lama e teve o jovem Thibau Nys se destacando na primeira volta. Logo a seguir Laurens Sweeck e Vanthourenhout “colocaram ordem na casa” e escaparam deixando o filho do canibal como líder da perseguição. Dali em diante a disputa virou um duelo com Sweeck e Vanthourenhout trocando ataques como se estivessem em um ringue de boxe. Ao final Vanthourenhout acelerou mais cedo e com mais força para conquistar seu título dois segundos a frente de Sweeck. Atrás Thibau Nys completou em terceiro com 1m42 atrás e ainda assim muito a frente de Iserbyt o quarto colocado.
1. Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Bingoal) em 1h00m04s
2. Laurens Sweeck (Crelan-Fristads) em 2s
3. Thibau Nys (Baloise Trek Lions) em 1m42s
4. Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) a 2m29s
5. Gerben Kuypers a 2m39s
Entre as mulheres foi dia de recorde, Sanne Cant conquistou seu 17º título nacional, sendo o 14º na elite e consecutivo.
Sem surpresas nos principais campeonatos
No italiano Silvia Persico confirmou o favoritismo enquanto no masculino Filippo Fontana venceu. Na Espanha, Felipe Orts conquistou o título pela oitava vez. Na França, Clément Venturini e Hélene Clauzel foram os campeões enquanto no Reino Unido Camaron Mason e Zoe Backstedt confirmaram o favoritismo. Vale destacar que Tom Pidcock não participou do nacional britânico. A maior lavada foi a de Zoe Backstedt com 3:32 de vantagem sobre Annie Last.
Provavelmente a maior surpresa vem do campeonato suíço onde Timon Ruegg foi o campeão a frente de Lars Forster com Kevin Kuhn completando o pódio.