Specialized apresenta nova Stumpjumper

Luiz Papillon

O ciclismo de montanha já percorreu um grande caminho desde o lançamento da Stumpjumper em 1981, mas uma coisa mantém-se há décadas: a Stumpjumper FSR é melhor bicicleta de Trilha. Este ano, este modelo consolida a sua fama com uma melhor maneabilidade e maior eficácia em “Trails” graças à nova tecnologia de amortecimento Rx Trail – exclusiva e nunca antes vista – à tecnologia SWAT integrada, às opções 650b ou 29er; e aos quadros com traseira mais curta. É a bicicleta de trilha mais versátil, que já fizemos. E sim, estamos entusiasmados com isso, mas estamos ainda mais excitados com a sua adaptação a ti. Focamos nas necessidades dos pilotos, criando uma nova referência nas bicicletas de “trail”.

A bicicleta de montanha especialista em trilhas desde 1981

 

Três versões

Fizemos três versões da nova Stumpjumper, para dar a todos os tipos de ciclistas a melhor bicicleta imaginável. A Short Travel (ou ST) é enérgica e ligeira, enquanto que a Stumpjumper é rápida e estável. E para todos os que curtem as pilotagens montanha abaixo, trouxemos de volta a EVO em toda a sua glória.

Testes no mundo real


Nós adorámos a última Stumpjumper, mas admitimos que ela não curtia algumassituações muito mais técnicas. Queríamos levá-la mais além, e depois de identificar que o seu comportamento originava numa falta de rigidez, desenvolvemos os nossos próprios testes de rigidez específicos para montanha, que examinam a ligação entre as mãos e pés do ciclista. Quando ambos recebem sinais diferentes, você fica confuso.
Extensivos testes de campo foram realizados, de modo a afinar ao detalhe a rigidez da dianteira da bicicleta. A nossa equipe ia andar com uma versão funcional do quadro, dava feedback, e depois nós forrávamos o quadro com camadas de carbono, testávamos no laboratório os valores de rigidez, e depois devolvíamos ao ciclista. Fizemos este processo de afinação ao detalhe diversas vezes, que perdemos a conta, até alcançarmos o equilíbrio perfeito entre rigidez e comportamento. E o resultado é uma bicicleta que se sente a andar sobre as trilhas. Basta apontar a bike para onde quer ir, que ela vai para lá. Isto é a tecnologia Rider-First Engineered™ para montanha, que entrega o mesmocomportamento na trilha – independentemente do tamanho do quadro.

O totalmente novo quadro de braço unilateral

A Specialized dedicou todos os meios para aliviar e enrijecer o quadro, e o resultado que chegamos foi uma estrutura vastamente mais eficiente, com um novo design de braço lateral. O design de braço lateral liga diretamente os três pontos de apoio da parte traseira e o amortecedor ao quadro, e isto cria um aumento considerável em termos de eficiência e performance sobre os obstáculos. Mais especificamente, a flexão do quadro foi minimizada quando a suspensão traseira está ativa. Em CAD, fomos capazes de colocar a nova forma 3D contra a última geração da Stumpjumper, e com o Método dos Elementos Finitos (MEF), fomos capazes de provar que a nova construção é 20% mais eficiente. No final de tudo isto, acabámos com um dos quadros de “trail” mais leves do mercado.

Totalmente Novo FSR


Um novo quadro requer uma nova abordagem. Com mais de duas décadas de experiência com o FSR, refinámos o nosso comprovado design. Nós adoramos, porque o FSR permite-nos afinar todas as partes da suspensão com o mínimo de compromisso. Porque no fundo, a suspensão na bicicleta é um casamento entre a cinemática do quadro e o amortecedor. E pelo fato que temos a nossa própria Equipe de Suspensão, que trabalhou de mãos dadas com os engenheiros do quadro no design da bicicleta desde o primeiro dia. Por causa desta união, estamos agora capazes de depender mais da cinemática do quadro e menos no amortecedor. O que é que isto significa? Bem, agora é mais suave sobre pequenos obstáculos, com médio curso mais firme e um excecional suporte na extremidade. Esta é a suspensão que cria a melhor Bicicleta de Trilha da Specialized.

RX Tune

A nossa Equipe de Suspensões ajusta cada amortecedor, de modo a assegurar que este está perfeitamente emparelhado com a cinemática específica da sua bicicleta, com grande ajustabilidade.

RX Tune para Mulheres


Estamos confiantes de que as ciclistas não vão conseguir uma afinação melhor de bicicleta. Mulheres são tipicamente mais leves, por isso ajustamos o volume, compressão e rebound de acordo com cada quadro e tamanho de roda.

Flip Chip

O Flip Chip permite-te mudar a geometria do quadro com facilidade, de modo a melhor se adequar ao teu estilo. Existem dois modos, High e Low, e quando “flipas o chip”, está efetivamente a mudando a altura do eixo do pedal em 6mm e o ângulo da caixa de direção em meio grau.

Ajustabilidade

E possivel ajustar a bicicleta à tua maneira. Na nova Stumpjumper nos livramos do eixo PF30 do movimento central, preferindo voltar ao sistema de rosca, e agora, os quadros 27.5 e 29 encaixam pneus até 3.0 polegadas.

Transmissões Mais Silenciosas

O novo e revolucionário protetor de corrente no chainstay torna as transmissões virtualmente silenciosas.

Armazenamento SWAT™

Armazenamento SWAT™ no Tubo Inferior é possível levar para sua pedalada tudo que ama. Essa é a última geração do compartilhamento interno, mais leve e com 20% a mais de volume de capacidade.

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