A CCC e Continuum Sports anunciaram a parceria de patrocínio da CCC por três temporadas para aquela que hoje é conhecida como BMC. A licença do circuito mundial pertence a Jim Ochowicz que chegou a um acordo de três anos com o bilionário polonês Dariusz Milek. Atualmente a operação da equipe BMC tem um investimento na ordem de trinta milhões de euros. A Tag-Heuer tradicional fabricante de relógios suíços continuará como patrocinadora em 2019, as negociações com a Sophos (empresa de segurança digigal) estão em andamento.
“Estou entusiasmado em ver a CCC parceira da Continuum Sports e chegar ao nível máximo do ciclismo. Nós estávamos a procura de uma oportunidade de chegar ao Circuito Mundial (WorldTour) e essa foi a chance perfeita em estabelecer uma parceria com uma equipe já estabelecida e respeitada. Tendo Greg Van Avermaet como líder da equipe.” Milek
Jim Ochowicz fará parte da organização que não terá mais nada haver com o atual patrocinador e fabricante de bicicletas BMC. A entrevista coletiva para anúncio da parceria será logo mais em Aix-les-Bains nos pés dos alpes no departamento de Saboia próximo a divisa com a Suíça. Hoje é dia de deslocamento no Tour de France que retorna amanhã com a 10ª etapa entre Annecy e Le Grand Bornard, primeira etapa com montanha fora de categoria desta edição.
Para Ochowicz, a parceria com a CCC representa a oportunidade em iniciar um novo capitulo no Circuito Mundial para a Continuum Sports (nome da equipe que levava o patrocínio BMC).
“Não é segredo que nós estavamos a procura de um patrocinador para a temporada 2019 e nós estamos entusiasmados em estar hoje na maior corrida do mundo para anunciar a CCC como patrocinadora principal da Continuum Sports a partir de 2019. O presidente da CCC Dariusz Milek compartilha a mesma paixão pelo ciclismo que nossa organização e juntos nós continuaremos a construir o sucesso da equipe.
Também posso anunciar que o atual líder do Tour de France Greg Van Avermaet renovou seu contrato em modo a começar em ótima forma essa relação. Nós vimos Greg se desenvolver como um dos melhores ciclistas do mundo e nós estamos felizes em manter uma estrela como ele para 2019. Nós teremos alguns meses cheios a nossa frente para planejar a proxima temporada e então estou olhando para frente dando boas vindas a CCC como patrocinadora principal” Jim Ochowicz
O campeão olímpico e atual camisa amarela do Tour de France falou também:
“Eu estou feliz em anunciar meus planos para o futuro, especialmente hoje quando eu ainda posso estar como líder do Tour de France. Eu estou na equipe por oito anos e tive muitos momentos bons em todos esses anos. Assim é muito gratificante saber que nós continuaremos juntos. Ter uma equipe mais ou menos focada em mim nas provas clássicas é uma oportunidade única e estou olhando adiante para a próxima temporada com a CCC como patrocinadora. Eu penso que todos estarão felizes em saber que a equipe terá continuidade, para alivio dos ciclistas e dos demais funcionários mas também para o esporte.” Greg Van Avermaet.
O nome oficial da equipe será anunciado em breve com Dariusz Milek como dono e Jim Ochowicz como diretor geral. A equipe terá entre 23 e 25 ciclistas. O anúncio das renovações de ciclistas atualmente sobre contrato serão feitos a medida da renovação enquanto ciclistas egressos de outras equipes serão anunciados conforme a janela da UCI que inicia dia 01 de agosto. No comunicado oficial a equipe informa que não será uma fusão entre a BMC e a equipe Pro Continental CCC Sprandi Polkowice.
Jim Ochowicz e a busca pela salvação da BMC
Ochowicz, americano de origem polonesa foi ciclista amador e participou dos jogos olímpicos de Munique em 1972 pela equipe americana na modalidade de perseguição por equipes. Em 1981 ele fundou a equipe 7-Eleven de ciclismo que ele administrou até 1995, Ochowicz então passo a gerir a equipe Motorola e tornou-se grande amigo de Lance Armstrong. Em 2007 uniu-se a Andy Rihs para relançar a equipe Phonak (envolta no escândalo de doping de Floyd Landis) agora como BMC onde permaneceu até o 2018.
Desde o ano passado com o declínio da saúde de Andy Rhis que faleceu este ano, havia a busca de Jim Ochowicz por um patrocínio para manter a equipe BMC no circuito mundial. Com a proximidade da janela de transferências a equipe começou a perder estrelas Oficialmente a janela de transferência para o circuito mundial só começa no próximo dia 01 de agosto. Porém os advogados e representantes de ciclistas estão a toda durante o Tour de France. Rohan Dennis já estaria certo com a equipe Bahrain Merida, Richie Porte também é dado como certo na Trek Segafredo enquanto Tejay Van Garderen na EF Drapac.
BMC mantem-se no Circuito Mundial em dança de bicicletas
A BMC enquanto fabricante de high-end de bicicletas manterá posição no circuito mundial, porém com verba bem mais modesta na equipe Dimension Data que hoje corre com bicicletas Cervelo. A taiwanesa Giant hoje na Sunweb seria a marca a fornecer apoio a nova equipe de Jim Ochowicz. Já a Cervelo deve ser a fornecedora de bicicletas para a Sunweb. Principais eestatisticas da BMC como equipe:
- 2011 – Tour de France com Cadel Evans
- 2012 – Mundial Ciclismo com Philippe Gilbert
- 2014 e 2015 – Mundial de Contra Relógio por Equipes
- 90 Vitórias no circuito mundial e 230 vitórias
- 2017 foi o ano mais bem sucedido da equipe com 80 vitórias.
Ainda não foi revelada qual será a relação entre a CCC do circuito mundial e a CCC profissional continental. A principio ambas continuam sob direção diferente mas é de se esperar que a equipe polonesa sirva de trampolim para os ciclistas do leste europeu chegarem ao circuito mundial.
A equipe CCC teve inicio no ano 2000 com a decisão da marca de calçados em patrocinar o ciclismo. Ela foi inicialmente gerida pelo medalhista olímpico Andrzej Spytkowski. A rede de TV Polsat tornou-se copatrocinadora até a suspender o patrocínio em 2006. A Polsat retornou em 2007 com a equipe se chamando CCC Polsat por seis temporadas. O grupo CCC detém uma das maiores manufaturas de calçados na Europa e possui rede de distribuição e vendas em 19 países com mais de 1.000 lojas empregando 12.000 funcionários. As ações da CCC estão listadas no WIG20 (20 maiores companhias da bolsa polonesa em Varsóvia).