O prodígio belga Remco Evenepoel atacou no final da subida ao Picón Blanco e venceu a etapa de hoje. George Bennett da Jumbo Visma foi o segundo seguido de Mikel Landa pela Bahrein Merida. O jovem ciclista da Deceuninck Quick step de 20 anos, agora lidera a classificação geral da Volta a Burgos 2020.
“Havia muito vento, especialmente nos últimos quilômetros. O último quilômetro foi muito duro com vento de frente, mas o vento era o mesmo para todos e pude notar minha vantagem aumentando. Com certeza não conseguiria sem a ajuda da minha equipe. Eles me mantiveram protegido do vendo durante todo o dia e me trouxeram as caramanholas. Foi meu trabalho finalizar como um agradecimento pelo esforço dos meus companheiros.” Remco Evenepoel.
Volta a Burgos Etapa 3 – Picón Blanco
Com chegada na primeira montanha de categoria especial na Volta a Burgos 2020, tivemos alta expectativa para a etapa de hoje. Uma subida com 7.8km e inclinação média de 9.3% até a chegada na base militar de Picón Blanco prometia muitas mudanças na classificação geral. Tão logo a etapa começou uma fuga se formou com :
- Edward Theuns (Trek-Segafredo)
- Nikita Stalnov (Astana)
- Francisco Galván (Kern Pharma)
- Roger Adrià (Kern Pharma)
- Gotzon Martín (Euskaltel-Euskadi
- Jetse Bol (Burgos-BH)
- Juan Felipe Osorio (Burgos-BH)
- Joel Nicolau (Caja Rural)
- Márton Dina (Kometa Xstra)
A fuga passou por duas montanhas de categoria 3 no princípio de etapa obtendo quase nove minutos de vantagem. Na marca de 53km para o final o pelote enfrentou muito vento de frente e cruzado impondo grande dificuldade aos ciclistas. Na ponta a fuga foi sendo reduzida até que na subida final Roger Adrià da Kern Pharma ficou solo e com mais de 3 minutos de vantagem sobre o pelote.
https://youtu.be/Yx_Ic0mYvA8
Final
Na escalada ao Picón Blanco, o primeiro a lançar ataque foi Ben Hermans pela equipe Israel StartUP Nation. Na cabeça do pelote surgiu então o britânico Simon Yates da Mitchelton e assim os favoritos começaram a descolar do pelote. Logo a seguir o ataque veio com Esteban Chaves, o pequeno colombiano foi seguido por George Bennett e Evenepoel.
A escalada parecia não ter fim para Adrià e atrás Chaves tentava se livrar de Bennett e Evenepoel. Na marca de 2km para o final o trio ultrapassou Adrià e ao mesmo tempo Evenepoel lançou seu ataque.
O belga da Deceuninck Quick Step seguiu acelerando e logo abriu 20 segundos de vantagem sobre seus perseguidores, o suficiente para garantir mais uma vitória. Dezoito segundos após chegou George Bennett e atrás com 32 segundos de atraso o basco Mikel Landa completou o pódio.
A classificação geral, agora tem exatamente os cinco primeiros colocados na etapa de hoje. Destaque também para o português João Almeida, companheiro de Remco na Deceuninck Quick Step que segue em quinto lugar na classificação geral.