A etapa de Antuérpia pela Copa do Mundo de CX foi o primeiro choque de titãs com os detentores de 9 dos últimos dez títulos mundiais da categoria. Mathieu Van der Poel, quatro vezes campeão mundial chegou a sexta vitória em Antuérpia.
“Eu me senti muito bem depois de ontem, senti pouca dor no joelho durante a prova. Só cloquei gelo ontem e tambem alonguei as costas. Eu então treinei no rolo e senti que meu joelho estava melhor. Foi difícil andar sozinho aqui, então não tentei abrir logo de cara. Mas a primeira volta foi muito forte e senti que já tinha gente ofegante. Com isso resolvi aumentar o passo e consegui abrir uma boa vantagem. Eu mesmo precisava disso, pensando na minha respiração. Depois disso a liderança foi mais estável.” Disse Mathieu van der Poel.
Copa do Mundo de Cyclo-cross – Etapa 8 – Antuérpia
A etapa de Antuérpia pela Copa do Mundo de CX foi o primeiro choque de titãs com os detentores de 9 dos últimos dez títulos mundiais da categoria. Mathieu Van der Poel, quatro vezes campeão mundial chegou a sexta vitória em Antuérpia.
Chamada de Scheldecross (por acontecer as margens do rio Scheldt), pela primeira vez como etapa da Copa do Mundo. O circuito é conhecido pela passagem pelas areias da praia, um trecho de força bruta que consome as forças dos ciclistas.
O público lotou o bike park para torcer por Wout van Aert, três vezes campeão mundial. O ciclista da Jumbo Visma começou a primeira volta na ponta. Já Tom Pidcock ficou um pouco para o fundo do pelote na largada. Ao final da primeira volta, Lars van der Haar liderava com Wout van Aert e Mathieu van der Poel grudados nele. Assim que o trecho de subida começou, Mathieu van der Poel saltou para a liderança.
Enquanto Mathieu abria vantagem, o grupo perseguidor tinha Michael Vanthourenhout, Wout van Aert e Lars van deer Haar. Quando completou a quarta volta, Van der Poel já carregava 24 segundos sobre Wout van Aert. Dai em diante, para Van der Poel tornou-se um passeio. Atrás Wout van Aert completou em segundo em seu retorno a categoria e Michael Vanthourenhout foi o terceiro. Laurens Sweeck foi o quarto colocado e manteve a camisa de líder da Copa do Mundo de CX 2022.
Confira a prova na íntegra:
A próxima etapa da Copa do Mundo de CX acontece em Dublin na Irlanda e você acompanha tudo no pelote ciclismo.
Classificação da Copa do Mundo de CX
- Laurens Sweeck – 236
- Eli Iserbyt – 230
- Michael Vanthourenhout – 204
- Lars Van der Haar – 183
- Niels Vandeputte – 129