Tudo parecia caminhar para uma vitória de Primoz Roglic no Tour de France 2020. Mas na última etapa com disputa pela classificação geral, tudo mudou. No contra-relógio-individual para a estação de La Planche des Belles Filles, o jovem esloveno Tadej Pogacar conseguiu virar o jogo e vencer o Tour de France 2020. A vitória foi tão avassaladora que Pogacar conquistou também o título de Rei da Montanha e o de melhor jovem do Tour de France.
Tour de France 2020 – Etapa 20 – Lure a La Planche des Belles Filles – 36.2km
O Tour de France com menor distância em contra relógio desde 1933 foi justamente decidido na especialidade. A etapa tinha dois desafios, primeiro um trecho plano e depois uma subida de primeira categoria, com isso a possibilidade de troca de bicicleta era uma opção viável para obter o menor tempo no final da etapa. Alguns ciclistas optaram pela troca e outros por ir até o final com a bicicleta para contra-relógio.
Durante boa parte da etapa a liderança foi do francês Rémi Cavagna da Deceuninck Quick Step, o primeiro a supera-lo foi o belga Wout Van Aert da Jumbo Visma. Depois mais próximo ao final Tom Dumoulin assumiu a liderança também pela Jumbo Visma, mas foi Tadej Pogacar que deu show.
Pogacar foi quilômetro a quilômetro tirando a diferença para a camisa amarela, trocou de bicicleta e logo na primeira intermediária em subida já liderava o Tour de France. Atrás Primoz Roglic via o sonho do Tour de France se despedaçando diante de seus olhos. Ao final, Pogacar venceu a etapa, a classificação de jovens, a classificação de montanha e por 59 segundos o Tour de France 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=OvBP9Ur9bMg
Pogacar fazendo história!
Que esporte fantástico e cruel que é o ciclismo! Roglic liderou o Tour por 11 etapas, era tido como campeão virtual e perdeu na última disputa. Amanhã apenas a chegada em Paris para coroar o esloveno Tadej Pogacar com campeão do Tour de France 2020.
Pogacar é o segundo mais jovem campeão do Tour de France com quase 22 anos completos, superando Egan Bernal e ficando atrás apenas de Henri Cornet vencedor do Tour de France em 1904.
A equipe UAE Team Emirates chega ao sua terceira vitória em grandes voltas, tendo vencido em 2001 com o nome Lampre-Daikin com Gilberto Simoni o Giro d’Italia e em 2011 também o Giro d’Italia com Michelle Scarponi (após desclassificação de Alberto Contador). O criador e diretor da equipe, Giuseppe Saronni foi ele mesmo campeão mundial e bicampeão do Giro, acrescenta agora um troféu importantíssimo a sua carreira como dirigente.
Líderes para Etapa 21
Camisa Amarela: Tadej Pogacar – UAE Team Emirates
Camisa Verde: Sam Bennett – Deceuninck Quick Step
Camisa de bolinhas: Richard Carapaz – Team Ineos Grenediers (Campeão: Tadej Pogacar – UAE Team Emirates)
Camisa Branca: Enric Mas – Movistar (Campeão: Tadej Pogacar – UAE Team Emirates)
Equipes: Movistar
CHOCADO!