O esloveno Primoz Roglic é o primeiro líder da Vuelta 2021. Roglic campeão das edições 2020 e 2019 foi o último a largar e venceu o contrarrelógio individual com seis segundos de vantagem sobre o espanhol Alex Aranburu. O também esloveno Jan Tratnik completou o pódio.
O campeão olímpico na disputa contrarrelógio seguiu mostrando a superioridade que obteve em Tóquio.
“Foram apenas 7km, mas ainda super difíceis, você não deseja mais quando cruza a chegada, é duro do começo ao fina. Eu realmente não sabia os tempos da tomada intermediária, então eu precisava ir muito rápido. O fato é que você tinha que ir rápido na subida, descer e sobreviver as curvas para então dar tudo no final. É uma belíssima largada, eu estou adorando e espero que possamos juntamente com a equipe continuar assim pelos próximos dias” disse Primoz Roglic.
Vuelta 2021 – Etapa 1 – Burgos – 7.1km
Largando de Burgos na comunidade autônoma de Castela e Leão, a Vuelta planejou um curto, porém duro contrarrelógio inicial. Uma subida ao Alto del Castillo definiu a camisa de rei da montanha a favor do estadunidense Sep Kuss. Muitas curvas fechadas e estradas estreitas fizeram vítimas entre os 184 ciclistas que largaram, sendo Jasper Philipsen um dos ciclistas a caírem durante a etapa.
Entre os favoritos, Roglic abriu 14 segundos para Vlasov, 27 para bernal e 39 para Mikel Landa. Amanhã a Vuelta parte de Caleruega com chegada em Burgos em etapa de 166,7km e deve ter a primeira chegada em sprint.