Estudo confirma presença de relaxante muscular em ciclistas da Bahrain no Tour de France

Luiz Papillon

Performance da equipe Bahrain Victorious na temporada 2021 foi alvo de comentários duvidosos durante a temporada. Agora um estudo científico confirma a presença do relaxante muscular Tizanidina no cabelo de três dos sete ciclistas abordados pela polícia francesa em julho.

Policial vigia ônibus da equipe Bahrain Victorious durante o Tour de France 2021 | Foto Reuters
Policial vigia ônibus da equipe Bahrain Victorious durante o Tour de France 2021 | Foto Reuters

Uma publicação médica do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, o NCBI indica a prezença da droga tizanidina no cabelo de ciclistas da equipe Bahrain Victorious durante o Tour de France 2021. A análise dos fios de cabelos dos ciclistas foi solicitada pela agência francesa de saúde pública (equivalente a brasileira Anvisa). O uso da tizanidina não é considerado doping pela Wada (Agência Mundial Antidoping), mas só pode ser obtido para fins terapêuticos com autorização de uso temporário (TUE).

Entre sete amostras colhidas em batida da polícia francesa durante o Tour de France, três deram positivo para a substância. Para os pesquisadores, essa foi a primeira vez que a tizanidina foi incorporada ao cabelo humano embora não seja possível afirmar qual a dosagem e frequência o medicamento foi tomado.

Bahrain Victorious sofreu batida em julho

Em 15 de julho de 2021, durante o Tour de France a polícia francesa invadiu o hotel onde a equipe Bahrain Victorious estava hospedada. O diretor da equipe, Milan Erzen comentou a época:

“Não foi nada em especial, a polícia nos abordou, solicitou datas de treinamentos, checaram o ônibus e acomodações. Eles importunaram nossos ciclistas por cerca de uma hora, nos agradeceram e foram embora sem revelar o motivo de sua visita.”

A equipe Bahrain Victorious conquistou 36 vitórias na temporada 2021, um recorde para a equipe, sendo três vitórias durante o Tour de France 2021.

Tizanimida, um relaxante muscular esquelético

Fabricado pela Srdalud e Zanaflex, a tizanimida é uma droga utilizada como relaxante muscular esquelético. Sua utilização terapêutica é associada a distúrbios estáticos e funcionais da coluna como síndromes cervical e lombar. Também é utilizada para alívio de espasmos musculares dolorosos. A dose de utilização não deve exceder 36mg diários e o uso contraindicado a pacientes com insuficiência hepática.

Entre as reações adversas a tizanidina estão a fadiga, tontura, boca seca, diminuição da pressão arterial, náuseas e problemas gastrointestinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Polegatch e Tota unificam os títulos brasileiros de contrarrelógio e resistência!

Uma das ciclistas mais fortes de sua geração, Ana Paula Polegatch conquistou pela primeira vez o título de campeã brasileira de ciclismo de resistência, unificando a conquista com o título de contrarrelógio individual obtido na sexta feira. Tota Magalhães também unificou o título na categoria sub23 mostrando que é o […]
Chegada Elite Feminina com Polegatch Campeã | Foto Ana Patrícia / CBC

Receba as novidades em seu e-mail