Volta ao Algarve tem Remco Evenepoel, Wout van Aert e Tom Pidcock

Luiz Papillon

Uma prova portuguesa com certeza! Criada nos anos 60 a Volta ao Algarve mostra um trajeto de paisagens belíssimas de uma região rica em Portugal. Até os anos 80 era disputada somente por atletas locais, até que em 1993 o primeiro estrangeiro venceu a Volta ao Algarve, o brasileiro Cássio de Paiva Freitas, para nós Cássio Paiva, para os irmãos lusitanos Cássio Freitas. Correndo pela Recer Boavista, Cássio fez ótima carreira em Portugal, vindo a vencer a Volta ao Algarve também em 1995 além da Volta a Portugal.

Cássio de Paiva Freitas | Foto Lusa

Desde então o ciclismo internacional passou a dominar a Volta ao Algarve com vitórias de Alberto Contador, Thomas Geraint, Tadej Pogacar e Remco Evenepoel. Ano passado o título ficou com Daniel Felipe Martínez então pela Ineos. O trajeto conta com cinco etapas, a primeira para velocistas com 200km, a segunda para escaladores com chegada ao Alto da Fóia onde há uma estátua para Remco Evenepoel. Depois nova etapa para velocistas chegando em Tavira (ano passado a fuga venceu com Magnus Cort). Na quarta etapa um contrarrelógio individual de 22km e na quinta o vencedor da Volta ao Algarve é conhecido no Malhão, uma subida curta e dura na medida para Remco Evenepoel.

Daniel Martinez | Foto Lusa

Favoritos a Volta do Algarve: Remco, Wout van Aert, Dani Martinez

Embora seja uma prova do nível ProSeries, o quilate dos competidores é de Grand Tour. O vencedor de 2023, Dani Martinez corre pela Bora-Hansgrohe enquanto Remco Evenepoel corre para seu terceiro título com sua Soudal Quick-Step e tendo Mikel Landa como gregário. Já pela Visma Lease a Bike, o numeral 1 coube a Wout van Aert, um sinal de que Sepp Kuss, o vencedor da Vuelta 2023 vai trabalhar pelo belga que “se puniu” na temporada de Cyclo-cross para jogar tudo nas clássicas de primavera. E quem sabe a Volta do Algarve seja o pontapé.

Remco Evenepoel recebe estátua em Portugal | Foto Lusa / Montagem Pelote

Na Ineos, Tom Pidcock terá a seu dispor Thomas Geraint, vencedor do Tour de France 2018 e vice do Giro 2023 além de Filippo Ganna e Thymen Arensman. E na UAE, o joven Isaac del Toro tido como o “novo Pogacar” já chega para liderar a equipe aos 20 anos de idade.

Nota:

Não há transmissão oficial para o Brasil, o Pelote Ciclismo não divulga links piratas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Expedições com Henrique Avancini

Em projeto inédito, Avancini desbrava o Brasil em busca de desafios extremos e ‘heróis locais’. Detentor dos principais recordes do País no MTB lança ‘Expedições com Henrique Avancini‘ para registrar novas rotas e quebrar recordes. Expedições Henrique Avancini Racing | Caloi Bicampeão mundial de mountain bike, primeiro brasileiro a liderar […]

Receba as novidades em seu e-mail