Michael Matthews vence escapado no Tour de France

Luiz Papillon

Após uma longa fuga em um dia de muito calor, o australiano Michael Matthews resistiu a última subida para deixar o italiano Alberto Bettiol para trás e vencer no Tour de France. O francês Thibault Pinot completou o pódio em terceiro lugar.

Michael Matthews vence em Mende | Foto AFP - Anne Christine Poujoulat
Michael Matthews vence em Mende | Foto AFP – Anne Christine Poujoulat

Tour de France 2022 – Etapa 14 – Saint-Étienne a Mende – 192.5,km

A etapa deste sábado do Tour de France largou de Saint-Étienne, mais precisamente em frente ao estádio do clube de futebol da cidade, conhecido como “Les Verts” (os verdes). Foram 192,5km até Mende em mais uma etapa de transição pelo maciço central francês, uma etapa de muito calor com previsão de 34º, muito sobe e desce e chegada bem dura.

Largada do Tour de France em Saint-Étienne | Foto TV3 France
Largada do Tour de France em Saint-Étienne | Foto TV3 France
Próximos ao final, a Côte de la Croix Neuve é uma parede de 3km com 10% de inclinação cujo pior trecho tem o nome de Monte Jalabert em lembrança a Laurent Jalabert que venceu ali em 1995.

Pogacar ataca “de bandeira” mas é contido

Logo no início da etapa, Pogacar colocou o terror na etapa tentando atacar sozinho. A investida foi combatida pela Jumbo Visma e depois o jovem esloveno voltou para o pelote. Os ataques buscando a fuga levaram um grupo grande para a fuga e entre eles nomes como Marc Soler (UAE), Dani Martinez (Ineos), Lennard Kamna (Bora) e Thibault Pinot (Groupama). Com larga vantagem  sobre o pelote a fuga viu quatro ciclistas escaparem. Um furo tirou Andreas Kron (Lotto) dos líderes que foram reduzidos a três:

  • Félix Grosschartner,
  • Luis León Sánchez e
  • Michael Matthews.

Fuga vence com muita vantagem

A fuga entrou nos 10km finais com quarenta segundos para a perseguição de treze ciclistas e mais treze minutos para o pelote. Com o sul-africano Louis Meintjes na fuga a larga vantagem estava colocando o ciclista da Intermarché direto no pódio do Tour. Isso motivou o grupo do camisa amarela a esticar o pelote.

Na subida final o grupo perseguidor alcançou a fuga e vieram os ataques com Alberto Bettiol, Thibaut Pinot mas quem se agarrou a ponta da prova foi Michael Matthews. Matthews ficou próximo durante a subida para em seguida ultrapassar Bettiol e seguir solo para a vitória em Mendes.

Bettiol foi o segundo quinze segundos depois e Pinot o terceiro trinta e quatro segundos depois. No pelote com muito atraso o grupo iniciou a subida logo após a chegada da fuga. Os favoritos escalaram e Pogacar logo lançou seu ataque com apenas Jonas Vingegaard conseguindo persegui-lo. Ao final, a dupla chegou quase 30 segundos a frente dos demais favoritos.

A maior mudança na classificação geral foi Louis Meintjes da Intermarché que por estar na fuga conseguiu descontar um bom atraso e assumiu a sétima colocação no Tour.

Classificação do Tour de France 2022

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Luca Braidot vence a seugnda consecutiva na copa do mundo de MTB. Anne Terpstra dominou o feminino

Luca Braidot vence pela segunda vez consecutiva na Copa do Mundo de MTB. O italiano de 31 anos foi o melhor no circuito de Vallnord sob intenso calor em Andorra. Avancini com infecção pulmonar competiu e completou no 37º lugar.  Entre as mulheres Anne Terpstra não deu chance e ficou […]
Luca Braidot | Foto MMondini

Receba as novidades em seu e-mail