Luca Braidot vence pela segunda vez consecutiva na Copa do Mundo de MTB. O italiano de 31 anos foi o melhor no circuito de Vallnord sob intenso calor em Andorra. Avancini com infecção pulmonar competiu e completou no 37º lugar. Entre as mulheres Anne Terpstra não deu chance e ficou mais de um minuto a frente das demais ciclistas.
Masculino XCO – Luca Braidot vence a segunda consecutiva!
Antes da largada uma baixa importante para a Copa do Mundo em Vallnord, o suíço Mathias Fluckiger que venceu a prova de pista curta (XCC) na sexta-feira, acabou não largando em função de uma gripe forte. Já o brasileiro Henrique Avancini que publicou nas redes sociais que sofre com uma infecção pulmonar a 15 dias, largou normalmente.
No início de prova o francês Victor Koretzky liderou a prova mas após uma primeira volta insana quem se destacou foi o espanhol Valero Serrano. Um trio se formou com o espanhol liderando levando o romeno Vlad Dascalu e o italiano Luca Braidot na sequência. Um pouco atrás vinha Nino Schurter que largou um pouco mais atrás e veio escalando o grupo.
Durante a última volta, Vlad Dascalu sofreu um furo enquanto Luca Braidot assumiu a ponta e abriu vantagem para Valero Serrano. No final, Braidot venceu pela segunda vez consecutiva na Copa do Mundo de MTB.
- Luca Braidot – Santa Cruz
- Valero Serrano – BH
- Nino Schurter – Scott Sram
No Sub23, a vitória ficou com Carter Woods (Norco), seguido por Luca Martin (KMC-Orbea) e Riley Amos (Trek). O brasileiro Gustavo Xavier foi o 28º
Feminino XCO – Anne Terpstra venceu com quase um minuto de vantagem!
Após uma largada bem dura e uma nuvem de poeira a neerlandesa Anne Terpstra já se colocou no grupo de ponta com Rebecca McConnel atrás. No entando McConnel teve um problema mecânico no início da segunda volta e Terpstra ficou sozinha na ponta. A perseguição tinha Martina Berta, Laura Stigger, Alessandra Keller e Pauline Ferrand-Prévot. Na ponta Terpstra foi acumulando vantagem para vencer com um minuto de vantagem.
No final, a austríaca MonaMitterwallner da equipe Cannondale conseguiu largar o grupo perseguidor para ser segunda e a suíça Ramona Forchini (JB Brunex) completou o pódio.
- Anne Terpstra (Ghost Factory)
- Mona Mitterwallner (Cannondale)
- Ramona Forchini (Jb Brunex)
Entre as brasileiras, Raiza Goulão foi a melhor com o 31º lugar, Aline Simões ficou em 48º e Hercilia Najara em 51º.
No Sub23 feminino, Lin Burquier (Canyon) venceu com larga vantagem sobre Ronja Blochlinger e Puck Pieterse (Alpecin-Fenix).