O clássico reinventado: Vittoria Corsa N.ext

Luiz Papillon

Se você é fã de ciclismo ou anda em bicicletas de estrada com certeza já viu ou ouviu alguém elogiando os pneus Vittoria Corsa. Uma das principais fornecedoras do WorldTour, a Vittoria reinventou o clássico pneu de competição em uma linha intermediária que promete desempenho de elite, o Corsa N.ext.

Pneu Vittoria N.Ext
Pneu Vittoria N.Ext

Lançado nas versões sem câmara (tubeless)  e com câmara, a linha Corsa ganha um irmão intermediário que promete uma performance de nível superior e excelente resistência e conforto. A linha está dispinível no Brasil a partir de setembro de 2022 com valores sugeridos a partir de R$629,00 para a versão com câmera e R$679,00 para a versão sem câmara (TLR Tubeless).

Opinião do Pelote: Vittoria Corsa N.Ext

Dia desses estava voltando para casa após um dia intenso, cansado praticamente surrado e só pensava em relaxar e poder descansar. Enquanto via motos e carros estacionados numa quase infinita marginal Pinheiros no bucólico inverno de São Paulo, já quase meditava sobre meu processo de relaxamento. Processo esse que envolveria um clássico, enquanto pensava se abraçaria um whisky 12 anos (e sim, é exatamente esse o primeiro que veio a sua mente) eu liguei em uma das lives que comandei com o amigo Fernando Sabella, o Bike Guru para medir a quantidade de erros que cometi.

Então lembrei de mais um clássico, algo que esquecemos de falar na live:

O equipamento que o campeão do Tour de France utilizou, e dentro dos fornecedores da Jumbo Visma está um clássico do WorldTour ou ProTour como alguns para lá dos 50 ainda chamam, o pneu Vittoria Corsa. Na experiência pessoal de um amador bem mais pra peba, já tive vários pneus, mas nenhum me fez virar fã da marca como o Vittoria Corsa. E dai minha expectativa para o lançamento do N.Ext.

Um pneu que tenha a rolagem do Corsa com maior resistência a furos e ainda maior durabilidade sem dúvida compensam as 20g a mais e alguns reais a menos que o irmão top de linha, é como aquele escocês 12 anos sem gelo, acerto puro. Ainda não peguei na mão o pneu e tampouco pedalei, mas tenho certeza que vou azucrinar algum amigo ou lojista para experimentar e contar para você.

Novo Vittoria N.Ext

Comparativo linha Vittoria 2022 de Pneus
Comparativo linha Vittoria 2022 de Pneus
  • Competição Pro – Tipo de material:  Algodão / 320TPI – É o mesmo pneu utilizado pela equipe Jumbo Visma
  • Competição – Tipo de material: Náilon 2ply /200 TPI
  • Treinamento Avançado – Tipo de material: Náilon 150 TPI
  • Treinamento – Tipo de material: Náilon 26 TPI
  • Versões: Clincher / Clincher com Câmara / Clincher sem Câmara (TLR) / Tubular

Os pontos por polegadas (TPI) indicam o número de cruzamentos em uma polegada do pneu, quanto menor a quantidade de cruzamentos, melhor a resistência a furos mas mais pesado e rígido o pneu é, por outro lado os pneus mais refinados possuem mais camadas de material e com mais pontos por polegada oferecem uma melhor adaptação a superfície oferecendo um pneu mais leve e que passa uma sensação de rolagem mais suave.

Aspectos técnicos do Vittoria N.Ext

Segundo a Vittoria, o composto de Grapheno e sílica oferece uma melhora perceptível na aderência e na resistência a furos, confira a tabela:

Enquanto na linha de competição a carcaça do pneu é em algodão, a linha Corsa N.Ext utiliza o náilon para dar forma e resistência ao pneu. Acima da carcaça vem uma cinta de proteção contra furos e no topo o composto de grafeno e sílica. O resultado é um conjunto que oferece uma maior durabilidade e resistência sem retirar performance de velocidade e aderência.

 

 

Vittoria N.Ext
Vittoria N.Ext

A banda de rolagem do Corsa N.Ext segue o mesmo desenho da consagrada linha Corsa, utilizada por diversas equipes WorldTour entre elas a Jumbo Visma, que venceu o Tour de France 2022 com Jonas Vingegaard. A parte central da banda de rodagem tem ranhuras circunferenciais e espaçadas para dar mais área de contato e a menor resistência a rolagem possível.  A parte lateral tem ranhuras mais juntas, com menor espaçamento entre elas para conseguir o melhor grip e controle em curvas.  O Corsa N.EXT também tem um indicador de desgaste (TWI – tread wear indicator) – um pequeno recorte em círculo na banda de rodagem que indica quando a banda já está gasta e o pneu precisa ser trocado.

Nomenclatura e tabela de tamanhos do pneu Vittoria N.Ext

Além das inovações tecnológicas a Vittoria trouxe também uma inovação na nomenclatura dos pneus, que foi revisada com as larguras mais adotadas no mercado de aros e rodas. Com essa tabela o usuário pode saber qual a melhor escolha para sua roda:

Tabela de compatibilidade dos pneus Vittoria N.ext
Tabela de compatibilidade dos pneus Vittoria N.ext

QR Code no pneu Vittoria N.ext

O Corsa N.EXT é o primeiro pneu a contar com um código QR impresso em sua lateral.  Os ciclistas poderão escanear esse código para ter acesso a diversas dicas e informações, como tutoriais para ajudar na montagem e montagem tubeless, recomendação de pressão, recomendações de câmaras e outros acessórios, além da localização da loja autorizada Vittoria mais próxima.  Essa inovação é parte do comprometimento da Vittoria em fazer parte de toda jornada do ciclista.

QR Code Vittoria N.Ext
QR Code Vittoria N.Ext

Sobre a Vittoria

A Vittoria está presente no ciclismo desde 1953 e tem fábricas na Itália, EUA, Tailândia e Taiwan além de 1300 funcionários, recentemente com a aposentadoria de Rudie Campagne, o neerlandês que reconstruiu a marca Vittoria desde 1988, no ano de 2020 a empresa foi comprada por um grupo de investimento italiano Wise Equity. Rudie segue como presidente de honra da empresa que produz 7 milhões de pneus por ano, além de rodas e acessórios. No Brasil a empresa é representada pela ProParts.

Sobre a Proparts

Com mais de duas décadas no mercado esportivo, a Proparts é uma empresa comprometida com a qualidade nos serviços prestados e na confiança nos produtos oferecidos por marcas fortes, como: CeramicSpeed, Cycleops Saris, Garmin, Kryptonite, Mavic, Quarq, Rock Shox, Squirt, Sram, Stans NoTubes e Truvativ. A Proparts possui mais de 1000 revendas pelo país; oferecendo assistência técnica especializada e uma equipe motivada pela paixão por atender e entender o cliente. Mais informações: https://proparts.esp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Porto oferece Test-Ride na Shimano Fest

O Test-Ride Porto Shimano Fest 2022 será gratuito e basta a inscrição antecipada para você testar a bicicleta de sua escolha durante o festival que acontece entre 18 e 21 de agosto no Memorial da América Latina. As bicicletas são as estrelas principais do Shimano Fest desde a sua criação, […]
Test-ride do Shimano Fest (Filipe Mota/Divulgação)

Receba as novidades em seu e-mail