Primoz Roglic é o campeão do Giro d’Italia 2023

Luiz Papillon

Com uma performance incrível, mesmo sofrendo uma queda de corrente no trecho mais duro da cronoescalada, Primoz Roglic venceu a etapa e o Giro d’Italia 2023. Geraint Thomas foi o segundo na etapa e o português João Almeida completou o pódio.

Giro d’Italia 2023 – Etapa 20 – Tarvisio – Monte Lussari – 18.6km

A esperada penúltima etapa do Giro 2023 foi um contrarrelógio individual de 18.6km com direito a troca de bicicleta no início da subida do Monte Lussari. A região do Friuli, já próxima a divisa com a Eslovênia recebeu a disputa com um trecho de 11,3km quase plano e 7,3km de subida absurdamente dura com até 22% de inclinação.

Como em todo contrarrelógio a ordem de largada é do último colocado para o primeiro na classificação geral. Assim somente na última hora de prova os favoritos apareceram no trajeto. O primeiro a fazer um tempo sério foi o estadunidense Brandon McNulty. O troco veio com Sepp Kuss que tanto ajudou Roglic nas subidas, colocando seu nome no topo.

Ao final da etapa o drama de Roglic começou. O esloveno fazendo uma diferença de 15 segundos sobre Roglic, mas em um trecho muito inclinado a corrente da bicicleta de Primoz Roglic caiu. O problema mecânico custaria preciosos segundos para Roglic. Ainda assim Roglic faria o melhor tempo vencendo a etapa com uma margem incrível. O relógio começou a contar contra Thomas, mesmo com o problema mecânico o esloveno venceu o Giro d’Italia 2023.

Amanhã uma etapa para velocistas encerra o Giro d’Italia 2023 em frente ao Coliseu em Roma.

Líderes do Giro 2023 após 20 etapas:

  • Primoz Roglic – Jumbo Visma – Geral / Maglia Rosa
  • Jonathan Milan – Bahrein Victorious – Pontos / Maglia Ciclamino
  • Thibault Pinot – Montanha / Maglia Azurra
  • João Almeida –  UAE Team Emirates – Melhor Jovem / Maglia Bianca

Classificação do Giro d’Italia após 20 etapas:

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Mark Cavendish vence no encerramento do Giro em Roma

O míssil vai se aposentar mas segue vencendo! Mark Cavendish conquistou a vitória na última etapa do Giro d’Italia 2023 em Roma. O luxemburguês Alex Hirsch foi segundo e o italiano Filippo Fiorelli completou o pódio. Na classificação geral, festa do prosecco para Primoz Roglic, o campeão do Giro d’Italia […]
Mark Cavendish vence no Giro d'Italia

Receba as novidades em seu e-mail