Belga Jasper Philipsen vence no Tour com Wout van Aert em segundo

Luiz Papillon

A chegada da etapa 15 do Tour de France foi decidida no sprint com dobradinha belga tendo Jasper Philpsen com a vitória e Wout van Aert em segundo. O dinamarquês Mads Pedersen completou o pódio.

Jasper Philipsen vence no Tour de France | Foto Tissot
Jasper Philipsen vence no Tour de France | Foto Tissot

Tour de France – Etapa 15 – Rodez a Carcassone – 202.5km

A última etapa de transição para a região dos Pirineus largou de Rodez com destino a Carcassone. Com 202.5km sob um calor insano de 40º os ciclistas sofreram e muito com a temperatura. Antes da largada o primeiro golpe na equipe do líder do Tour de France, Jonas Vingegaard. Primoz Roglic, um dos favoritos e que poderia ajudar o jovem dinamarquês a resistir possíveis ataques de Pogacar, abandonou a prova. Roglic vinha sofrendo ainda com as lesões causadas pela queda na etapa de paralelepípedos, onde sozinho o ciclista recolocou no lugar um ombro deslocado.

Além de Roglic, Magnus Cort e Simon Clarke abandonaram por positivo sintomático para covid-19. Assim que largou a prova, um ataque com Wout van Aert, Nils Politt e Mikkel Honoré escapou com o pelote perseguindo Wout até o belga desistir. A fuga então ficou com a dupla da Bora e Quick-Step.

Abandono de Kruijswijk

Durante toda etapa os ciclistas mostraram muito os efeitos do calor com quase 40º de temperatura, parecia tudo tranquilo mas um toque de rodas no pelote levou ao solo três ciclistas, entre eles Steven Kruijswijk, escalador da Jumbo Visma e um dos principais gregários de Vingegaard. O neerlandês abandonou com suspeita de fratura na clavicula. Logo a seguir foi a vez do próprio camisa amarela Jonas Vingegaard ir ao solo em um toque de rodas com seu companheiro de equipe.

Queda de Kruijswijk | captura TV
Queda de Kruijswijk| captura TV

Ineos faz o trabalho de perseguir a fuga

Na última subida categorizada, Benjamin Thomas (Cofidis) e Alexis Gougeard (B&B Hotels) se destacaram e abriram trinta segundos do pelote. Muitos ciclistas ficaram pelo caminho sofrendo com o calor intenso, o principal “motor” do trem de embalada da Quick-Step, Morkov estava a 40 minutos lutando para chegar no tempo. Um grupo de escaladores ficou oito minutos atrás e a BikeExchange precisou trabalhar para levar Dylan Groenewegen para o pelote.

No trecho final de prova o pelote esticou com a Ineos surpreendendo na ponta do pelote e comandando a perseguição aos escapados. O francês Benjamin Thomas foi o último a ser neutralizado já dentro dos 300 metros finais.

A chegada em massa teve Jaspe Philipsen vencendo por meia bicicleta com Wout van Aert em segundo e Mads Pedersen em terceiro.

Classificação do Tour de France 2022

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Hugo Houle vence no Tour de France!

Dia da fuga no Tour de France com vitória de um canadense após 34 anos! Hugo Houle estava na fuga e venceu solo pela equipe Israel PremierTech. Atrás o francês Valentin Madouas da Groupama ficou com o segundo lugar ao derrotar Michael Woods que completou o pódio também pela equipe […]

Receba as novidades em seu e-mail