Uma vitória maiúscula de Mark Cavendish pulando de roda em roda para bater Jasper Philipsen no Tour de France! Assim foi mais uma etapa com história de fada madrinha onde o ciclista da Deceuninck Quick Step conseguiu sua 32ª vitória no Tour de France, apenas duas atrás do recorde de Eddy Merckx.
Tour de France 2021 – Etapa 6 – Tours a Châteauroux – 160.4km
Hoje o Tour partiu de Tours, a porta do Vale do Loire, cidade natal de René Descartes, Honoré de Balzac e lar de diversos festivais de cinema, música clássica e gastronomia. O prato típico de Tours, é o rilette um tipo de patê mais rústico, usualmente de porco cozido por muitas horas e que vai muito bem com um vinho branco. A chegada da etapa 6 foi em Châterauroux, cidade natal do ator Gérard Depardieu. O prato típico da cidade é o Paté Berrichon uma espécie de bolo de carne folheado.
Uma etapa plana, sem grandes desafios exceto se o vento cruzado fizesse estragos como em diversas vezes na Paris-Nice. Porém não foi o caso de hoje com uma fuga até tímida com Greg Van Avermaet e Roger Kluge. No final a chegada foi em sprint com excelente trabalho da Alpecin Fenix rivalizando com a Deceuninck Quick Step.
Uma pode ser sorte, duas é resultado de muito trabalho! Claro que a equipe Deceuninck Quick Step fez um excelente trabalho com destaque para o embalador dinamarquês Michael Morkov.
Mas hoje não foi só “Morkov entregando a vitória para Cavendish”, hoje foi diferente! Na chegada em uma via larga em Châtearoux a Alpecin Fenix com seu trem de embalada ultrapassou a Deceuninck, obrigando Cavendish a pular para a roda de Tim Merlier e lançar-se para ultrapassar Jasper Philipsen sobre a linha! Foi uma vitória de gente grande! A 32ª Vitória de Cavendish no Tour de France e agora a duas vitórias de igualar o maior ciclista de todos os tempos, Eddy Merckx.
Porém o que parecia um excelente trabalho mostrou-se confuso pela ordem do trem da Alpecin, com Tim Merlier atrás de Jasper Philipsen, o que pode ter sido decisivo para vitória de Cavendish. Philipsen ficou com o segundo lugar enquanto Nacer Bouhanni foi novamente ao pódio. Mark Cavendish ampliou a vantagem na disputa por pontos com 46 a mais que Philipsen o segundo colocado. Peter Sagan que busca o oitavo título por pontos segue num discreto sétimo lugar.