Festa colombiana com a vitória de Nairo Quintana no Tour de la Provence! O pequeno escalador atacou no final da etapa para conquistar a vitória na etapa e a classificação geral da prova.
Foi um dia duro, com frio e com um grupo de escapados que durou grande parte da prova. No entanto quando a montanha do Lure surgiu, a diferença foi sendo rapidamente deduzida em função da ação da Arkéa-Samsic e da Quick-Step.
A 35 quilômetros da linha de chegada, a diferença entre o grupo líder e o grande grupo foi de 2 minutos e 52 segundos. O colombiano Miguel Flórez foi o responsável por passar para o grupo de trás em busca de diminuir a diferença. O trabalho de Flórez surtiu efeito, pois faltando 20 km a diferença entre os líderes e o pelote era de apenas dois minutos.
Outro que se interessou em diminuir essa diferença foi Iván Ramiro Sosa, atual campeão da prova, mas dessa vez com olho na vitória na etapa. Com ritmo forte a 15 km da linha de chegada a estrada ficou íngreme e o pelote quebrou. A diferença com os ponteiros foi de apenas um minuto. A 9 km da meta, Combaud o remanescente da fuga manteve apenas 30 segundos de diferença sobre o pelote que o perseguia.
Quintana atacou a 4,4 km. mas ele levou Alaphilippe. Os dois saíram sozinhos. E a 3,2 km da meta, Nairo largou o francês, que se rendeu. Sosa chegou em Alaphilippe, mas Nairo apressou o passo e garantiu a vitória. Ai foi só comemorar pela segunda vez o título do Tour de la Provence. Atrás com o pelote totalmente despedaçado o jovem dinamarquês Mattias Jensen Skjelmose ficou em segundo disputando sobre a linha com o estadunidense Matteo Jorgenson da Movistar.