KBK 2019 – O Bate volta em Bruxelas saindo de Kuurne

Luiz Papillon

A segunda clássica da temporada belga acontece no dia seguinte a Omloop Het Nieuwsblad chega a sua edição 71. Realizada desde 1946 sempre com largada na pequena Kuurne uma cidade de apenas 12.000 habitantes nos Flandres ocidentais. Atualmente a prova não chega a Bruxelas tendo como seu ponto mais próximo a cidade de Ninove a 23km da capital belga. Sempre disputada no final do inverno no hemisfério norte a prova foi por três vezes cancelada devido a neve ou geada. Em sua edição mais dura apenas 26 de 195 ciclistas terminaram a edição de 2010 quando ventos e tempestades remanescentes do ciclone Xynthia atingiu a prova.

Confira a terrível versão 2010 da KBK

Uma curiosidade da prova é que os moradores de Kuurne são conhecidos como “Burros” no sentido do animal mesmo. Assim o vencedor da prova é presenteado com um belo buquê de flores, cerveja belga e um fofo burro de pelúcia. Outro fato envolve um dos principais diretores de equipe do ciclismo mundial, Patrick Lefevere é conhecido pela liderança a frente da agora Deceuninck Quick Step mas em seu passado como ciclista possui duas vitórias como profissional, uma etapa da Vuelta e a ediçào de 1978 da KBC. O maior vencedor da prova é Tom Boonen, em 2018 Dylan Groenewegen venceu e 2017 foi a vez de Peter Sagan.

Favoritos para a KBK 2019

Muitos dos ciclistas que participaram da Omloop hoje cedo estarão na KBK.

http://www.pelote.com.br/stybar-da-deceuninck-vence-a-omloop-het-nieuwsblad/

A 71ª KBK terá 13 “bergs” (colinas) com até 12% de inclinação e 201.1km. Em uma clássica a lista de favoritos costuma ser extensa vou começar pelos sprinters Dylan Groenewegen que defende o título de 2018 e Pascal Ackermann pela Bora, além deles estão presentes Jasper Philipsen da UAE,  Giacomo Nizzolo da Dimension Data, Nacer Bouhanni pela Cofidis e André Greipel pela Arkéa. Agora entre os puncheurs destaco meus favoritos:

  • Arnaud Demare (Groupama)
  • Alexey Lutsenko (Astana)
  • Matteo Trentin (Mitchelton)
  • Dylan Teuns (Bahrain)
  • Jasper Stuyven (Trek)

Tiesj Benoot previamente escalado não disputará a prova pois caiu na Omloop e buscará recuperar-se para defender o título da Strade Bianchi semana que vem. Michael Valgren da Dimension Data esta escalado mas doente pode desistir de largar. A KBK não tem transmissão prevista para o Brasil e só poderá ser vista através de links pela internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Stefan Denifl confessa doping por auto-transfusão para autoridades austríacas

O ciclista austríaco Stefan Denifl de 31 anos confessou para autoridades austríacas o doping autólogo. Denifl foi detido para prestar esclarecimentos no desenrolar da operação anti-doping da polícia federal austríaca lançada em conjunto com a polícia alemã e autoridades anti-doping.  A informação foi confirmada pelo promotor da cidade de Innsbruck […]

Receba as novidades em seu e-mail