Hugo Houle vence no Tour de France!

Luiz Papillon

Dia da fuga no Tour de France com vitória de um canadense após 34 anos! Hugo Houle estava na fuga e venceu solo pela equipe Israel PremierTech. Atrás o francês Valentin Madouas da Groupama ficou com o segundo lugar ao derrotar Michael Woods que completou o pódio também pela equipe israelense.

Doze anos de espera , mas finalmente posso dedicar essa vitória para meu irmão. Na parte mais técnica da descida eu fui devagar, então quando me disseram que eu tinha um minuto de vantagem, eu sabia que estava no tempo (de ganhar). Ainda bem pois comecei a ter cólicas e perdi um pouco da comida, normalmente eu nunca ganho, então esse é de longe o melhor momento da minha carreira.” Hugo Houle

Hugo Houle torna-se o segundo canadense a vencer no Tour de France. A última vez que um canadense venceu no Tour foi com Steve Bauer em 1988. Curiosamente Bauer é diretor da Israel PremierTech, equipe pela qual Houle corre. Hugo Houle passou por um drama pessoal em 2012 quando seu irmão morreu após ser atropelado enquanto pedalava. Hugo vendo que o irmão não chegava saiu de bicicleta para procura-lo e o encontrou já sem vida. O motorista que atropelou o irmão de Hugo, fugiu sem prestar socorro.

Tour de France 2022 – Etapa 16 – Carcassone a Foix – 178.5k,

Após o dia de descanso o Tour de France retorna com uma etapa entre Carcassone e Foix chegando aos Pirineus. Com vento no início de etapa e muito calor, os ciclistas encararam 178,5km com duas subidas de primeira categoria, a Port de Lers (11.4km a 7%) e o Mur de Péguère (9.3km a 7,9%) e 1375m de altitude. O tour passou por três vezes no Péguère com a fuga levando todas. Após a passagem, os ciclistas descem até Foix para a chegada. Em Foix, o destaque é a cidade Medieval e o Castelo de Foix uma fortaleza erguida no século 10 e que foi parte do Reino de Navarra.

Abandonos do dia no Tour de France

Não largaram hoje Lennard Kamna (Bora, Jakob Fuglsang que quebrou uma costela na última etapa . Michael Morkov  também não largou por ser eliminado ao chegar fora do tempo na etapa anteior. Com isso a Quick-Step perdeu o seu principal embalador. Mikael Cherel e Aurélien Paret-Painter da Ag2r e Max Walscheid da Cofidis não largaram por testar positivo para covid-19.

Pogacar ataca mas não consegue quebrar a Jumbo

Uma fuga grande partiu sob intenso calor e Wout van Aert seguiu com a fuga para capturar pontos no sprint onde ficou em segundo. Restando 60km para o final Tadej Pogacar tentou alguns ataques mas depois a etapa esfriou.  Durante a subida ao Mur de Péguère o polonês Rafal Majka, principal gregário de Tadej Pogacar sofreu uma quebra de corrente enquanto diversos ciclistas sofriam para ficar no grupo lider.
Na ponta Hugo Houle passou em primeiro na meta de montanha e desceu para Foix enquanto na perseguição Matteo Jorgenson da Movistar acabou caindo. O jovem estadunidense levantou e voltou a bicicleta para perseguir Woods e alcançar o canadense.  No final Houle venceu enquanto Valetin Madouas da Gropama alcançou a dupla da fuga e conseguiu vencer o sprint contra Woods ficando com o segundo lugar no pódio.
Houle além da vitória ficou com o prêmio de combatividade. Entre os favoritos Vlasov que estava na fuga descontou quatro minutos de atraso enquanto Vingegaard chegou junto com Pogacar e Geraint Thomas.

Marc Soler chega fora do tempo

A UAE Team Emirates perdeu mais um gregário na ajuda de Pogacar, o espanhol Marc Soler sofreu com problemas gástricos e chegou fora do tempo, sendo eliminado da disputa. Agora a equipe está reduzida a cinco ciclistas, sendo que Marc Hirschi não tem conseguido desempenhar um papel nas montanhas.

Classificação do Tour de France 2022

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tadej Pogacar vence no Tour de France!

O esloveno Tadej Pogacar venceu a etapa de hoje no Tour de France no penúltimo dia de subida. O camisa amarela Jonas Vingegaard foi o segundo na marcação e Brandon McNulty o terceiro. Essa foi a nona vitória de Pogacar no Tour de France, aos 23 anos de idade. Com […]
Tadej Pogacar | Foto AFP

Receba as novidades em seu e-mail