Aleksandr Vlasov da equipe Bora Hansgrohe venceu a etapa do Tour de Suisse em Novazzano batendo Neilson Powless no sprint em subida. Jakob Fuglsang completou o pódio na etapa marcada pelo abandono de diversos ciclistas por covid-19.
Vlasov assume a liderança do Tour de Suisse com Fuglsang em segundo seis segundos atrás e Geraint Thomas a sete segundos.
Tour de Suisse 2022 – Etapa 5 – Ambri a Novazzano – 190.1km
Hoje o Tour de Suisse começou movimentado, especialmente pelos abandonos em função de positivo para covid-19. Toda a equipe Jumbo e três ciclistas da DSM (Cees Bol, Soren Kragh Andersen e Casper Pedersen) deixaram a prova após positivos para covid-19, além deles o britânico Adam Yates da Ineos também deixou a prova positivado. Gino Mader com desidratação e problemas estomacais também não largou assim como Hermann Pernsteiner, ambos da Bahrain.
A etapa com quase 3.000m de subida acumulada começou com um trecho mais leve em longa descida para começar a subida do Monte Ceneri e seguindo para Novazzano lembrando muito o circuito onde Cadel Evans foi campeão mundial em 2009. Em uma das subidas a Pedrinate, o líder da prova, Stephen Williams (Bahain) sobrou do pelote, colocando a liderança da prova a disposição dos favoritos. No final da etapa, Jakob Fuglsang foi um dos primeiros a acelerar selecionando os favoritos.
A medida que iam chegando em Novazzano, o grupo líder ficou com cinco ciclistas que tinha a Bora com Max Schachmann trabalhando muito com Aleksandr Vlasov em sua roda, Fuglsang (Israel) muito ativo, Nelson Powless (EF) e Geraint Thomas (Ineos). Na chegada, Vlasov foi o vencedor com Powless em segundo e Fuglsang em terceiro.
Com o resultado Vlasov assume a liderança do Tour de Suisse com Fuglsang em segundo seis segundos atrás e Geraint Thomas a sete segundos. O Tour de Suisse vai até domingo sempre pela ESPN por volta das 10:30 da manhã.
Classificação do Tour da Suíça:
Results powered by FirstCycling.com