O último ataque de Pierre Rolland!

Luiz Papillon

Altruísta, o escalador francês de 36 anos resolveu encerrar a carreira após o colapso da equipe de Jérome Pineau (antiga B&B Hotels). A pé no período em que a maioria das equipes profissionais está com seus quadros cheios, Rolland teria vaga em equipes profissionais, mas ele surpreendeu e indicou que as equipes buscassem jovens.

“Gostaria que a aventura continuasse, mas o destino decidiu o contrário. Houve contatos, mas aconselhei essas equipes a procurar um ciclista mais jovem ao invés de buscar uma vaga a qualquer custo. Eu tive muitas chances de provar. Tenho muitos projetos bonitos, logo mais eu conto a vocês.” disse Pierre Rolland por vídeo em suas redes sociais.

Pierre Rolland veste a camisa de melhor escalador no Critérium du Dauphiné | Foto A.S.O.
Pierre Rolland veste a camisa de melhor escalador no Critérium du Dauphiné | Foto A.S.O.

Ápice de Pierre Rolland, a camisa Branca no Tour de France de 2011

Pierre Rolland começou no Mountain Bike aos 13 anos antes de competir na estrada e conquistar muitas vitórias na categoria cadete. Em 2004 passou a ser convocado pela seleção francesa e disputou o mundial de júniores. Passou então a correr em uma equipe amadora em Rennes e precisou trabalhar no McDonald’s para se manter.

Pierre Rolland, camisa branca do Tour de France 2011 | Foto AFP
Pierre Rolland, camisa branca do Tour de France 2011 | Foto AFP

O desempenho como júnior chamou atenção da equipe Crédit Agricole (herdeira da Peugeot) por onde se profissionalizou. Contudo ao final de 2008 a equipe foi extinta e em 2009, Rolland estreou pela BBox que viria a se chamar Europcar em 2010, ano em que ficou em oitavo lugar no Critérium du Dauphiné.

Em 2011, ano em que Thomas Voeckler também da Europcar vestiu a camisa amarela, Rolland venceu uma etapa no Tour e ao final levou a camisa branca de melhor jovem até 25 anos. Em 2016, mudou-se para a Cannondale onde ficou por duas temporadas e depois mais uma na EF para em 2019 juntar-se a Vital Concept que tornou-se a B&B.

Embora os números de Rolland mostrem apenas 12 vitórias profissionais, sendo duas no Tour de France e uma no Giro, ele foi um ciclista extremamente combativo e destemido. Durante uma década a frase “ataque de Pierre Rolland” ecoou a cada Tour de France, Paris Nice e Critérium du Dauphiné.

 

Fim da B&B levou Pierre Rolland a encerrar carreira profissional

Ao invés de lutar desesperadamente por um lugar no pelotão profissional em 2023, Pierre Rolland resolveu colocar um ponto final na carreira. Mais um ataque surpreendente do ciclista do Vale do Loire.

“Tenho contatos, posso continuar. Mas também tenho a opção de parar, tenho planos para minha próxima carreira. De certa forma, minha carreira como ciclista profissional está construída, então não é o dia mais difícil para mim. Os jovens, o staff, os mecânicos, aqueles que não procuraram outras equipes (até o colapso) e se encontram nessa situação, para eles é difícil.” disse Pierre Rolland.

 

Fim da equipe B&B Hotels

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Puck Pieterse vence etapa italiana da Copa do Mundo de CX

Domínio absoluto de Puck Pieterse na Copa do Mundo de CX com vitória e volta mais rápida atrás de volta mais rápida. Em segundo ficou Ceylin del Carmen Alvarado e Manon Bakker completou o pódio todo neerlandês. Copa do Mundo de CX – Etapa 10 – Val di Sole – […]

Receba as novidades em seu e-mail