Ataque atrás de ataque, assim Annemiek van Vleuten usou as últimas subidas da Liege Bastogne Liege para construir uma vitória épica no ciclismo feminino. A neerlandesa da Movistar seguiu puxando por 20km até vencer em Liege. Atrás na disputa pelo pódio a australiana Grace Brown foi segunda pela FDJ enquanto Demi Vollering a terceira pela SD Worx.
Liege Bastogne Liege Feminina 2022
Em sua sexta edição, a Liege Bastogne Liege Feminina teve 142,1km começando em Bastogne. A fuga do dia durou quatro subidas até que na Col du Rosier um grupo contra atacou e nomes fortes como Amanda Spratt e Clara Honsinger puxaram, motivando a reação das equipes favoritas. Atrás Ashleigh Moolman fez um esforço enorme para reconectar o grupo, mas esse esforço acendeu a luz vermelha nas líderes e Annemiek acelerou na La Redoute e apenas Marlen Reusser conseguiu ficar de roda . Restava apenas a Côte de la Roche-aux-Faucons e quase 20km de distância.
Para Van Vleuten restava só uma opção: Acelerar. Atrás a SD Worx tinha três fortes ciclistas, além da perseguição com FDJ e Elisa Longo Borghini. Ir para o sprint não poderia ser uma opção. Então restou acelerar e deixar a suíça para trás na Côte de la Roche-aux-Faucons. A neerlandesa da Movistar saiu da subida com 15 segundos de vantagem sobre a perseguição e seguiu solo para vencer em Liege.
A perseguição “politicou” e apenas Grace Brown e Demi Vollering trabalhavam, assim Van Vleuten ampliou a vantagem para não ser mais alcançada. No sprint pelo segundo lugar a sul-africana Ashleigh Moolman lançou cedo demais e o troco veio no final com a australiana Grace Brown ficando com o segundo lugar pela FDJ. A neerlandesa Demi Vollering, capitã da SD Worx completou o pódio.
Classificação Liege Bastgone Liege Feminina