Segunda vitória consecutiva para Mark Padun da Bahrain Merida. No grupo dos favoritos Richie Porte conseguiu com muita ajuda de seu companheiro de equipe Geraint Thomas manter a liderança e vencer o Critérium du Dauphiné 2021.
Critérium du Dauphiné 2021 – La Léchère-Les-Bains a Les Gets – 147km
O Crtérium du Dauphiné 2021 chegou ao seu final com uma etapa com seis subidas duras categorizadas sendo uma fora de categoria. Assim que a largada foi dada, começaram os ataques e logo 17 ciclistas escaparam. Entre os escapados estavam Mark Padun, Jonas Vingegaard e Patrick Konrad. Padun foi coletando os pontos de montanha para conquistar a camisa de rei da montanha. A medida que passava o tempo ficava claro que a chance de vitória da fuga era real.
Na passagem pela Col de la Colombiere, Padun assumiu a liderança virtual da camisa de Rei da Montanha. Restando 50km de prova, a fuga seguiu trabalhando e na escalada para a Col de Joux Plane, fora de categoria com 11.7km a 8.5% de inclinação, alguns favoritos como Nairo Quintana ficavam para trás. Na ponta, Padun conquistou os pontos de montanha e restava para o ucraniano uma descida e uma leva subida para Les Gets.
O poder do trem da Ineos: Geraint Thomas cai e prova pega fogo
Durante a descida uma queda poderia mudar a prova, Geraint Thomas escorregou em uma curva e ficou para trás. Isso motivou uma série de ataques do grupo de favoritos e Richie Porte parecia não ter muito o que fazer. Porém o galês se recuperou e passou a perseguir o grupo dos favoritos. Na ponta Mark Padun já comemorava mesmo a 500m da chegada, sem ninguém por perto a vitória era dele.
Ainda sem Thomas, Porte não pode evitar o ataque de Ben O’Connor da Ag2r, mas logo depois Thomas reconectou e literalmente colocou ordem na casa ao colocar um ritmo que impediu novos ataques.
No fim Mark Padun venceu, Jonas Vingegaard da Jumbo Visma foi o segundo colocado enquanto Patrick Konrad da Bora-Hansgrohe completou o pódio. Richie Porte chegou no grupo em oitavo lugar, garantindo o título do Critérium du Daupiné aos 36 anos de idade.

Classificação da Etapa 8 do Critérium du Dauphiné 2021
Classificação do Critérium du Dauphiné 2021