Remco Evenepoel Liege Bastogne Liege

Luiz Papillon

Em uma semana que muito falamos do adeus de Philippe Gilbert e da forma de Alejandro Valverde, a vitória ficou para a juventude de Remco Evenepoel na Liege Bastogne Liege. Remco atacou a 20km do final e venceu solo em Liege. Com um pódio totalmente belga, Quinten Hermans foi o segundo no sprint pela Intermarché batendo Wout van Aert da Jumbo Visma.

Remco Evenepoel vence a Liege Bastogne Liege | Foto Photonews
Remco Evenepoel vence a Liege Bastogne Liege | Foto Photonews

Liege Bastogne Liege 2022

Quarta monumento da temporada, a prova, hoje com 257km de distância foi disputada pela primeira vez em 1892 de modo amador. Dois anos mais tarde tornou-se profissional, teve então uma pausa de 14 anos voltando a ser disputada em 1908, onde o início e chegada passou para Liège. Desde então a prova só foi interrompida durante as guerras mundiais. Confira nossa prévia que conta um pouco da história dessa clássica.

Com uma diferença de 2h para a prova feminina, vencida de modo fantástico por Annemiek van Vleuten, a Liege Bastogne Liege ocupou 4h de transmissão ao vivo na Bélgica e França.  Sem Tadej Pogacar que ficou na Eslovênia acompanhando o funeral da sogra, a prova ainda teve baixas antes da largada. O belga Tiesj Benoot sentiu-se mal e não largou assim como Jay Hindley da Bora. Muita emoção na apresentação e assinatura do painel para Philippe Gilbert, ídolo local que se aposenta ao final da temporada e para Alejandro Valverde, quatro vezes vencedor da prova que promete parar ao final da temporada.

Philippe Gilbert é homenageado na La Redoute | Foto Twitter
Philippe Gilbert é homenageado na La Redoute | Foto Twitter

Assim que foi dada largada, múltiplos ataques para formar a fuga do dia. Ainda nos 20km iniciais o australiano Michael Matthews abandonou a prova. A fuga do dia se estabeleceu com onze ciclistas.

  • Bruno Armirail (Groupama-FDJ)
  • Jacob Madsen (Uno-X)
  • Fabien Doubey (TotalEnergies)
  • Sylvain Moniquet e Harm Vanhoucke (Lotto-Soudal)
  • Pau Miquel (Kern Pharma)
  • Baptiste Planckaert (Intermarché-Wanty Gobert)
  • Paul Ourselin (TotalEnergies)
  • Marco Tizza, Kenny Molly e Luc Wirtgen (Bingoal Pauwels – WB)

Big one! Queda leva ao chão ao menos 40 ciclistas

A fuga quebrou em duas com seis ciclistas ficando a ponta. No pelote em um trecho mais estreito da estrada um acidente levou ao solo ao menos 40 ciclistas, entre eles Rigoberto Uran, Ruben Guerrero, Romain Bardet, Wilco Kelderman e Julian Alaphilippe. Um grupeto com favoritos conseguiu se reconectar, entre eles Alejandro Valverde (Movistar), Sergio Higuita (Bora) e Valentin Madouas (Groupama).

Acidente com ciclistas na Liege Bastogne Liege | Captura TV
Acidente com ciclistas na Liege Bastogne Liege | Captura TV

O grupo líder foi reduzido para 40 ciclistas e alguns grupos menores perseguiam. A queda deu fôlego para a fuga que entrou nos 40km finais de prova com dois minutos de vantagem. Uma das equipes que escapou inteira da queda foi a Bahrain Victorious. Com Mikel Landa e Damiano Caruso se revezando em ataques, as equipes adversárias precisaram atacar para evitar uma escapada. A fuga entrou na La Redoute com 1:20 de vantagem para o pelote.

Evenepoel acelera solo

Sem Alaphilippe, Remco Evenepel seria o plano principal da Quick-Step. Como o jovem belga não teria chance contra escaladores a tática precisaria ser usar a habilidade de ataque solo. Remco escapou do pelote e passou a perseguir a fuga que ia se desintegrando. A 22km do final Remco Evenepoel alcançou o francês Bruno Armirail, último remanescente da fuga. Atrás o pelote seguia a 40 segundos de distância restando 21km para o final.

Assim como Van Vleuten na prova feminina, Remco construiu sua vantagem após a La Redoute, acelerando e mantendo uma vantagem importante sobre o pelote. O jovem de 22 anos entrou nos 10km finais com 20 segundos de vantagem para a perseguição. Atrás Alexandr Vlasov da equipe Bora atacou e passou a perseguir Remco. A medida que se aproximava o final a vantagem de Remco não mudava e a vitória voltaria a ser de um belga onze anos após a vitória de Philippe Gilbert.

Remco Evenepoel vence a Liege Bastogne Liege
Remco Evenepoel vence a Liege Bastogne Liege | Foto Photonews

Na disputa pelo pódio, Quinten Hermans da Intermarché foi o segundo seguido por Wout van Aert da Jumbo Visma em terceiro. Remco

 

Classificação da Liege Bastogne Liege 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Escândalo de Doping em Portugal: Diretor da equipe W52 Porto é detido

Neste domingo 24 de abril aconteceu a terceira e última etapa do GP O Jogo em Vila Nova de Paiva em Portugal. A equipe W52 Porto que compete com bicicletas Swift (marca da brasileira Sense) não largou em função de batida policial no hotel onde a equipe estava hospedada. Operação […]
Onibus da equipe W52 Porto | foto Divulgação

Receba as novidades em seu e-mail