Uma superclássica única, com muita chuva, ataque atrás de ataque e no final o basco Gorka Izaguirre da Astana venceu a prova que representa três grandes clássicas e o renascimento do ciclismo pós pandemia na Lombardia. Em segundo completando a dobradinha basca da Astana, Alex Aramburu que venceu o sprint pelo segundo lugar. Em terceiro completando o pódio, chegou o belga Greg Van Avermaet, da CCC.
Gran Trittico Lombardo
Um ano atípico promoveu o cancelamento de diversas provas de ciclismo. Para não deixar a Lombardia, região mais afetada pelo Coronavírus na Itália sem suas provas tradicionais, os organizadores promoveram a fusão das provas. Assim as três corridas históricas Tre Valli Varesine, Coppa Bernocchi e Coppa Agostoni foi criada apenas para o ano de 2020. Com partida em Legnano, passagem por Lissone e chegada em Varese.
A mais nova dessas provas é a Coppa Ugo Agostoni com 73 edições, criada para homenagear o ciclista Ugo Agostoni, vencedor da Milão Sanremo que morreu durante a 2ª Guerra Mundial. A Tre Valli Varesine teve 99 edições disputadas, parando apenas por dois anos no auge da 2ª Grande Guerra. A Coppa Bernocchi teve 101 edições, tendo apenas duas em sua história sem realização.
O conjunto dessas provas é chamado de Trittico Lombardo, em uma livre tradução Tríplice da Lombardia. Sendo a Tre Valli Varesine a mais importante atualmente das três. Assim os organizadores trabalharam junto a UCI e unificaram as provas para este ano com nível 1.PRO, que define as provas da segunda divisão do ciclismo em importância.
Lista de estrelas com Nibali, Avermaet e Kwiatkowski
Com uma lista de ciclistas de renome como Vincenzo Nibali, vencedor do Tour de France, Giro d’Italia e de clássicas como a Milão Sanremo, o campeão olímpico Greg Van Avermaet e o polonês Michal Kwiatkowski a prova seria imprevisível sob condições normais. Contudo hoje pela manhã na Lombardia, choveu muito e isso trouxe um componente extra a prova. Os 199.7km disputados a maior parte sob forte chuva, que só diminuiu ao final de prova. A própria transmissão de prova foi prejudicada com muitas quedas de imagem e dificuldade de filmagem pelo helicóptero.
Na última das quatro voltas no circuito em Varese, escaparam do grupo líder Nibali (TREK) , Kwitkowski (Ineos), Aramburu (Astana), Gorka Izaguirre (Astana) e Avermaet (CCC). No final Izaguirre atacou e conseguiu abrir uma vantagem para cruzar a chegada sorrindo. No sprint pelo segundo lugar, deu Alex Aranburu batendo Avermaet e Kwiatkowski. Nibali completou em quinto lugar mostrando grande forma e disposição durante a prova.
- Gorka Izaguirre – Astana
- Alex Aranburu – Astana
- Greg Van Avermaet – CCC
- Michal Kwiatkowski – Ineos
- Vincenzo Nibali – Trek Segafredo