A última dança de Henrique Avancini

Luiz Papillon

Com três provas, Henrique Avancini se despede do ciclismo como atleta de elite. Uma etapa da Copa do Mundo de MTB, uma etapa da MTB Festival em São Paulo e uma maratona de MTB na Bahia encerram o ciclo de um dos maiores atletas do esporte brasileiro.

 

Henrique Avancini anuncia aposentadoria | Foto: Fábio Piva (Red Bull Content Pool)
Henrique Avancini anuncia aposentadoria | Foto: Fábio Piva (Red Bull Content Pool)

Na última semana o ciclista duas vezes campeão mundial de MTB na modalidade maratona, Henrique Avancini, anunciou que deixaria as competições oficiais. Nesta sexta feira 01/09, o ciclista anunciou seu calendário de despedida.

A última dança de Henrique Avancini, ciclista anuncia três provas de despedida

“Tomei a decisão de fazer um calendário de despedida e meu objetivo com isso é oferecer ao público e meus fãs uma oportunidade de me verem pelas últimas vezes competindo, ter esse contato ainda como atleta profissional”, explica Avancini, duas vezes campeão do mundo de MTB na categoria Maratona (XCM).

Para escolher as últimas competições que disputará, Avancini levou em consideração locais que foram marcantes em sua trajetória e carregam forte valor sentimental. Daí a escolha pela etapa de Snowshoe da Copa do Mundo de MTB, nos Estados Unidos, MTB Festival, em Mairiporã, e Brasil Ride, na Bahia, onde ele vai competir com a camisa arco-íris de campeão mundial.

“Snowshoe sempre gostei muito e seria meu último grande evento internacional, além de uma oportunidade de dar adeus a uma comunidade [norte-americana] que alcancei respeito e tenho carinho, pois se trata do primeiro país onde tive a oportunidade de competir fora do Brasil. Depois disso, o MTB Festival, que acontece em um local muito especial para mim (Mairiporã), onde vivi muitos momentos ótimos e que oferece ao público facilidade para poder ir e assistir. E, para fechar, farei a Brasil Ride, uma corrida muito emblemática e mais longa, na qual vou ter a oportunidade de competir com a camisa de campeão mundial”, complementa o ciclista da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing.

Decisão de encerrar a carreira veio pouco antes do mundial de ciclismo na Escócia

A decisão de deixar de competir oficialmente ocorreu pouco antes do título mundial na categoria Maratona (XCM) conquistado no último dia 6, em Glasgow, na Escócia.

Avancini encerrará sua carreira no final de 2023, aos 34 anos, tendo sido o primeiro ciclista da história a vencer competições de nível mundial em três modalidades distintas (XCC, XCO e XCM). Além disso, o esportista foi 23 vezes campeão brasileiro e responsável por trazer a abertura de uma Copa do Mundo de MTB ao Brasil, em 2022.

Confira o calendário oficial de provas até o final do ano:

  • 28 a 30/09 – Copa do Mundo Snowshoe nos Estados Unidos (EUA)
  • 13 a 15/10 – MTB Festival em Mairiporã
  • 22 a 28/10 – Brasil Ride na Bahia

Anúncio da aposentadoria de Henrique Avancini aconteceu em coletiva de imprensa na sede da Redbull

Um dos maiores patrocinadores ligados ao ciclismo e esporte de ação, a Redbull acompanhou Henrique Avancini por sua carreira e foi em sua sede no icônico edifício Dacon em São Paulo o anúncio da aposentadoria de Henrique Avancini. Durante a coletiva de imprensa onde também estava a Caloi, atual patrocinadora não só de Henrique Avancini mas da equipe de ciclismo Henrique Avancini Racing que continuará em atividade com objetivo de revelar novos talentos para o ciclismo brasileiro.

O vídeo abaixo foi apresentado em forma de documentário para que o atleta possa mostrar ao público sua versão dos fatos e motivos que levaram ao fim até precoce da carreira.

Henrique Avancini, Conquistas

O petropolitano (gentílico de Petrópolis) nasceu em 30 de março de 1989, começou a competir no MTB aos 8 anos de idade sempre com o apoio familiar em especial do pai Ruy Avancini. Durante as categorias de base, Avancini “fez a limpa” nos títulos nacionais de MTB conquistando todas as categorias por idade até chegar a elite onde conquistou o primeiro título nacional no cross-country olímpico, o XCO em 2013 totalizando 9 títulos na disciplina (atrás somente do pioneiro Márcio Ravelli que conquistou 10 títulos), quatro títulos de XCC a partir da implantação da modalidade em 2020 e um título do XCM em 2019. Sem perder a conta, Avancini totalizou até o momento 14 títulos nacionais na elite do MTB.

Representando a seleção brasileira, Avancini obteve oito medalhas em campeonatos pan-americanos e uma medalha de prata nos jogos pan-americanos de 2019. Nas disputas mundiais, foram três medalhas, uma prata no XCC em 2021 e os dois ouros na XCM em 2018 e 2023.

Cannondale Factory Racing o salto internacional de Henrique Avancini

O salto internacional de Henrique Avancini veio em 2014 quando passou a competir pela Cannondale Factory Racing, a equipe de fábrica da marca estadunidense que a época já era parte do mesmo conglomerado proprietário da brasileira Caloi. Em 2018 Avancini venceu a etapa de XCC em Andorra, foi segundo em Mont Sant Anne no Canadá e terceiro  em La Bresse  na França, sempre na pista curta. Em 2019, Henrique Avancini conquistou dois pódios no XCO em Andorra e Mont Anne e uma impressionante performance no XCC com primeiro lugar em Andorra, três segundos lugares e um terceiro, conferindo o terceiro lugar geral na Copa do Mundo.

Henrique Avancini vence etapa da Copa do Mundo de MTB
Henrique Avancini vence etapa da Copa do Mundo de MTB | Foto Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool / Direitos Reservados

Em 2020 veio a tão sonhada vitória na mais importante categoria, o cross-country olímpico em Nové-Mesto na Mohave na República Checa, rodada em que Avancini venceu tanto o XCC como o XCO. Em 2020 com o calendário reduzido devido a pandemia do Covid, Avancini ficou com o título da Copa do Mundo de MTB. A sequência de bons resultados continuou em 2021 onde Avancini conquistou a vitória no XCC em Lenzerheide na Suíça e a prata em Snowshoe nos EUA, seu último pódio na disciplina.

AVA Project – Caloi Avancini Team

Desde 2015 em parceria com a Caloi, Henrique Avancini mantem a equipe que hoje se chama Caloi Avancini Team que busca seguir revelando talentos para o mountain bike brasileiro. No final de 2022, Avancini deixou a equipe de fábrica da Cannondale e passou a competir em 2023 sob a bandeira de sua própria equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Vitória francesa na Vuelta com o veterano Geoffrey Soupe!

Vitória francesa na etapa 7 da Vuelta com o veterano Geoffrey Soupe da Total Energies. Em um sprint longo e duro em Oliva, o francês que normalmente é embalador acabou vencendo a etapa com o venezuelano Aular Orluis em segundo e o belga Edward Theuns em terceiro. Vuelta 2023 – […]

Receba as novidades em seu e-mail