Rolo de treino Smart

Luiz Papillon

Rolo Smart

A grande revolução no treinamento indoor veio com os rolos Smart, que trocam informações com computadores e celulares, é ai que vem o pulo do gato do treinamento. Como você  pode ver no nosso texto sobre o Zwift, um diferencial do rolo smart é transmitir informações para os softwares possibilitam uma experiência diferente no treinamento. Assim os fabricantes implementam cada vez mais a coleta de dados do seu treinamento, através de tecnologias e vamos falar um pouco delas aqui. Se você quer conhecer os tipos de rolo de treinamento veja nosso texto:

Guia de rolos de treinamento indoor!

Os rolos Smart vão desde uma unidade que mede a densidade do fluído da unidade de resistência para cálculo de potência até equipamentos que possuem a capacidade de frear com auxílio elétrico para simular subidas de até 25%, quanto maior e mais precisa a capacidade de resposta, mais caro é o equipamento. E aqui fica o alerta, alguns modelos chamados de smart pelos fabricantes apenas trocam informação mas não possuem a capacidade de alterar a resistência via software, na prática eles não freiam para simular uma subida!

Para se comunicar com celulares, computadores e outros dispositivos como os GPS Garmin, Suunto ou Tomtom são usados protocolos de trasmissão de dados, seja o ANT+ presente na maioria dos sensores cardíacos e de cadência da Garmin, seja Bluetooth 4.0 ou seja FE-C que é utilizado por equipamentos de ginástica em muitas academias.

Mas o que tudo isso possibilita?

Controle e conhecimento de dados, com os protocolos bi-direcionais que os equipamentos topo de linha possuem, é possível emular uma subida e já na análise do treinamento é possível analisar a potência, cadência, velocidade e ritmo cardíaco aplicados no treinamento e assim buscar melhor performance em cada objetivo do atleta.

 

Quais são os principais modelos de rolo smart?

Entre os produtos importados disponíveis no Brasil, citamos SOMENTE os modelos que podem controlar a resistência por software, existem modelos que não controlam a resistência via software apenas repassando informações, a linha da Elite chama seus rolos “realmente Smart” de interactive, enquanto os modelos que apenas passam dados de velocidade como smart. A marca americana Kurt Kinetic chama os rolos realmente smart de smart control, enquanto os modelos que passam dados de potência mas sem controle de smart.

Rolo de equilíbrio Smart:

  • Elite Arion Smart B+
  • Elite Real E-Motion B+

Rolo fixo com necessidade de roda:

  • Tacx Vortex, Bushido e Gênius do tipo fixo com necessidade de roda.
  • Elite Cubo Digital Smart B+ e Rampa, dois modelos do tipo fixo.
  • Wahoo Kickr Snap
  • Kurt Kinetic Road Machine smart control e Rock & Roll smart control

 

Rolo Direct Drive

  • Cyclotronics
  • Elite Drivo
  • Tacx Neo
  • Wahoo Kickr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

O que você precisa para jogar o Zwift!

Lançado em 2015 o jogo Zwift vem se popularizando cada vez mais entre os ciclistas, seja por condições climáticas, falta de tempo ou medo de roubo, o treinamento indoor permite sobretudo um treino controlado, ou seja você pode repetir o mesmo treino várias vezes e comparar sua performance. O Zwift […]

Receba as novidades em seu e-mail