De quarta a domingo acontece a 48ª Volta ao Algarve em Portugal. Ao todo 25 equipes partiram de Portimão para um total de 795km distribuídos em cinco etapas, sendo uma delas de contrarrelógio individual.
Volta ao Algarve 2022
Entre as estrelas do ciclismo que iniciaram a Volta ao Algarve está o vencedor do Tour de France 2018, Geraint Thomas e o jovem belga Remco Evenepoel além de Tom Pidcock, campeão mundial de cyclo-cross e olímpico de MTB XCO. Entre os velocistas, o neerlandês Fabio Jakobsen divide atenção com o belga Tim Merlier e o veterano norueguês Alexander Kristoff.
A ligação da Volta ao Algarve com o Brasil se dá pelo primeiro estrangeiro a vencer o Algarve ser Cássio Paiva Freitas, tidos por muitos como o melhor ciclista para classificação geral que o Brasil já teve. Cássio foi campeão no Algarve em 1993 e 1995. Grandes nomes do ciclismo mundial já venceram no Algarve como Alberto Contador, Richie Porte, Geraint Thomas, Tadej Pogacar e Primoz Roglic. Sem transmissão para o Brasil a disponibilidade oficial fica restrita ao aplicativo GCN+.
Trajeto da Volta ao Algarve 2022
A luta pela vitória geral na prova portuguesa por etapas, que faz parte da UCI ProSeries, promete ser mais uma entre os pilotos de classificação com duas etapas com final em subida e um contrarrelógio individual com mais de trinta quilómetros. As outras etapas são feitas sob para os velocistas.
- Etapa 1 – 199.1km – Portimão a Lagos – Etapa plana para velocistas.
- Etapa 2 – 182,4km – Albufeira ao Alto de Fóia – Etapa com chegada ao alto (890m)
- Etapa 3 – 209,1km – Amodôvar a Faro – Etapa plana.
- Etapa 4 – 32,2km – Vila Real Santo Antonio a Tavira – Contrarrelógio Individual
- Etapa 5 – 173km – Lagoa ao Alto do Malhão – Etapa com chegada ao alto (590m).