O vento cruzado deu uma embaralhada no pelote e Christophe Laporte se aproveitou para atacar na última subida, foi seguido por Primoz Roglic e Wout van Aert. O movimento garantiu a vitória para a Jumbo Visma com os três principais ciclistas.
Paris Nice 2022 – Etapa 1 Mantes-la-Ville – 159.8km
Abrindo a 80ª Paris Nice (confira aqui um pouco da história e detalhes da Paris Nice). Os ciclistas largaram de Mantes-la-Ville para uma etapa nos arredores de Paris.
Situada próxima a Normandia e ao Parque Natural Regional de Vexin, Mantes-la-Ville oferece um modo de vida para quem gosta de ter a conveniência de cidades médias e a paz e tranquilidade da vida do interior. Tudo isso a uma distância de 50km de Paris. No trecho final da etapa, o pelote passa duas vezes pela Côte de Breuil-Bois-Robert a 6km do final. Tida como etapa plana, essa subida com 1.2km e 6% de inclinação poderia mudar a história do dia.
A fuga do dia teve o britânico Matthew Holmes da Lotto Soudal e Aimé De Gendt da Intermarché, a dupla foi neutralizada a 73km do final. Já na marca de 47km para o final novo ataque para três ciclistas escaparem:
- Frederik Frison – Lotto Soudal
- Yevgeniy Federov – Astana
- Alexis Gougeard – B&B Hotels
Vento Cruzado no final!
Após a primeira passagem na Côte de Breuil-Bois-Robert a 24km do final, o grupo conseguiu cerca de 30 segundos de vantagem. Ai seria uma briga de gato e rato. A 10km do final os escapados foram capturados e o pelot enfrentou o vento cruzado que acabou cortando vários grupos.
Sentindo as dificuldades das demais equipes, Christophe Laporte atacou e foi seguido por Primoz Roglic e Wout van Aert na última subida a 6km do final. Juntos fizeram um verdadeiro contrarrelógio por equipe. Isso mesmo, três ciclistas da mesma equipe! O trio entrou no quilômetro final com vinte segundos de vantagem para o pelote, o pódio seria inteiro da Jumbo Visma!
Ao final, Laporte ficou com a honra da vitória. Com o resultado, Roglic ficou com 29 segundos de vantagem sobre o primeiro candidato a classificação geral.