As clássicas de outono na Itália estão a toda! Mais uma prova sensacional de assistir foi a Tre Valli Varesini. Com 209.9km de prova a prova contou com diversas estrelas do ciclismo mundial entre eles a estreia de Alejandro Valverde como campeão mundial, presenças de Vincenzo Nibali, Rigoberto Uran, Miguel Angel Lopez e outros. A fuga do dia teve:
- Matteo Bono – UAE
- Michael Storer – Sunweb
- Alessandro Tonelli – Bardiani
- Edoardo Zardini – Willier
- Paolo Toto – Sangremini
O grupo teve um máximo de 5 minutos de vantagem mas a partir de 100km para o final foi caçado pelo pelote com diversos ataques do pelote. A nota ruim do dia foi a queda de Pavel Pojanski da Bora que precisou abandonar. Os últimos 50km de prova foram eletrizantes, a fuga não foi neutralizada com facilidade. Diversos ataques se sucederam quebrando completamente o grupo líder. Rigoberto Uran promoveu um ataque forte mas não conseguiu sustentar sendo alcançado a 3km do final. A chegada seria um sprint reduzido e quem venceu foi o letão Toms Skujins da Trek Segafredo com 04h55:41 de prova. Thibaut Pinot da Groupama foi o seguindo e Peter Kennaught da Bora o terceiro.
“Foi um grande trabalho da equipe, meus companheiros cuidaram para que tudo saísse bem. Certamente é uma das grandes corridas de minha carreira, estou muito feliz com essa vitória na Itália.” Toms Skujins
Tre Valli Varesini 209.9km:
1 Toms Skujins (Lat) Trek-Segafredo 04:55:41
2 Thibaut Pinot (Fra) Groupama-FDJ
3 Peter Kennaugh (GBr) Bora-Hansgrohe
4 Michael Woods (Can) EF Education First-Drapac p/b Cannondale
5 Mathias Frank (Swi) AG2R La Mondiale
6 Wilco Kelderman (Ned) Team Sunweb
7 Rigoberto Uran (Col) EF Education First-Drapac p/b Cannondale 00:00:04
8 Julien Simon (Fra) Cofidis, Solutions Credits 00:00:13
9 Giovanni Visconti (Ita) Bahrain-Merida
10 Gianluca Brambilla (Ita) Trek-Segafredo