Paris Nice 2022 tem Roglic, Quintana e Wout van Aert!

Uma das mais tradicionais corridas de etapa do calendário mundial é a Paris-Nice que acontece sempre no começo de março na França. Para 2022 os ciclistas começam em Mante-la-Ville, próximo a Paris nas margens do rio Sena para seguir até a Riviera Francesa em Nice.

A prova que marca a abertura das transmissões no canal ESPN está na programação da ESPN3 a partir das 11:15 ao vivo e com reprise às 20h na ESPN. A prova também tem os melhores momentos no aplicativo GCN+.

Paris Nice – 80 anos de história no ciclismo

Nos anos 30 do século passado, um diretor de jornal teve a ideia de criar uma prova de ciclismo patrocinada pelo jornal Le Petit de Paris e pelo Le Petit de Nice. A prova contornava os Alpes para chegar em Nice no período de seis dias, inspirado nas provas de velódromo, muito populares na época. Como é disputada bem no final do inverno no hemisfério norte, a prova ficou conhecida como La Course au Soleil, em português a Corrida para o Sol, o trajeto para buscar a tranquilidade da praia.

Max Schachmann venceu a Paris Nice 2021 | Foto A.S.O.
Max Schachmann venceu a Paris Nice 2021 | Foto A.S.O.

Com sucesso nas primeiras edições a prova deixou de ser organizada durante a ocupação Nazista sobre a França durante a II Guerra Mundial. A partir de 1951 a prova voltou a ser disputada regularmente e tem na sua galeria de campeões nomes como Eddy Merckx, Sean Kelly, Miguel Indurain, Alberto Contador e o colombiano Egan Bernal.

Paris Nice 2022

Um total de oito etapas sendo uma delas um contrarrelógio individual completam um percurso de 1.196km. Todas equipes WorldTour participam da prova, acrescidas da Alpecin Fenix e Arkéa Samsic, equipes ProTeam automaticamente convidadas por terem sido líderes do ranking ProTeam 2021 e a organização distribuiu dois convites. As equipes convidadas foram as francesas Total Energies e a B&B Hotels.

 

Guia Etapas Paris-Nice 2022
Guia Etapas Paris-Nice 2022 | Arte Pelote Ciclismo

Favoritos a Paris Nice 2022

O alemão Maximilian Schachmann terá que lutar muito para manter o bicampeonato. Desde 1990 com Laurent Jalabert a Paris Nice não vê um tricampeão. A equipe Bora além de Schachmann chega com o vicecampeão de 2021, Aleksandr Vlasov que deixou a antiga equipe Astana. Já a equipe Jumbo Visma leva uma escalação digna de Tour de France, com Primoz Roglic lutando pela classificação geral e Wout van Aert pela classificação por pontos.

A Ineos Grenadiers tem Adam Yates como capitão mas leva os perigosos Dani Martinez e Ethan Hayter como super-gregários. Os árabes com a equipe que mais venceu na temporada tem em Brandon McNulty sua maior esperança e João Almeida no plano B. Entre os latinos, Nairo Quintana é um dos favoritos após dois títulos seguidos na França, o Tour dos Alpes Marítimos e o Tour de la Provence.

No total a prova distribui €144,300 (cerca de R$800.000) em prêmios e 500 pontos UCI ao vencedor da classificação geral. Como toda prova de ciclismo por etapas existem as quatro principais classificações além das classificações secundárias. Após cada etapa o líder de cada classificação utiliza a camisa referente a essa classificação:

Camisas Paris Nice 2022 | Arte Pelote Ciclismo
Camisas Paris Nice 2022 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Jumbo doutrina Paris-Nice com Roglic em vitória de Laporte, Roglic e Wout van Aert

O vento cruzado deu uma embaralhada no pelote e Christophe Laporte se aproveitou para atacar na última subida, foi seguido por  Primoz Roglic e Wout van Aert. O movimento garantiu a vitória para a Jumbo Visma com os três principais ciclistas. Paris Nice 2022 – Etapa 1 Mantes-la-Ville – 159.8km […]
Laporte vence na Paris Nice | Foto @AFP

Receba as novidades em seu e-mail