Wout van Aert vence na Espanha e quebra sequência de vitórias de Mathieu van der Poel. Com um ataque na última volta, Wout van Aert deixou Michael Vanthourenhout para trás e venceu pela Copa do Mundo de CX. Vanthourenhout foi segundo e Thibau Nys terceiro.
Copa do Mundo de Cyclo-cross – Benidorm – Espanha
Um circuito de muita força e com parte sinuosa de difícil ultrapassagem. Assim a praia de Benidorm monta seu circuito de cyclo-cross para a penúltima etapa da temporada 2023/2024 da modalidade. Com estrelas da disputa, Mathieu van der Poel, Wout van Aert e Tom Pidcock na última disputa entre os titâs na temporada. Seria mais um passeio para Van der Poel? Apesar de ser apenas a segunda prova em Benidorm, Mathieu van der Poel conhece bem a região:
“Passo aqui sempre durante os treinamento, fica a 40km de Moraira (onde MVDP tem uma casa), por isso vim de bicicleta.”
Assim que largaram, Laurens Sweeck assumiu a liderança enquanto Mathieu van der Poel caia para 28ª posição após ter problema com a corrente. Enquanto o campeão mundial fazia uma corrida de recuperação, Wout van Aert abria espaço no circuito onde o trecho sinuoso é praticamente um single-track. Na terceira volta, Wout van Aert assumiu a liderança e na quarta foi a vez de Mathieu van der Poel lançar um de seus ataques e passar por diversos ciclistas e grudar em WVA. Ao final da volta, Van der Poel estava na ponta. Tudo resolvido? Nada disso!
Tom Pidcock também escalou o pelote e passou a liderança na quinta volta, formando um grupo líder com Mathieu, Wout van Aert e Michael Vanthourenhout, atual campeão europeu. Na sétima volta, Wout van Aert e Vanthourenhout levaram o grupo enquanto Eli Iserbyt e Thibaut Nys conseguiram conectar a perseguição, assim na oitava volta os 10 primeiros estavam enfileirados na disputa.
Mathieu van der Poel então cometeu um erro, o campeão mundial caiu na curva que antecedia os boxes e despencou para a décima posição. Na frente Wout van Aert tentava se livrar de Vanthourenhout. Com 22 segundos atrás, era fim de jogo para MVDP que tinha apenas uma volta para tentar se recuperar. Na ponta a disputa pela vitória ficou entre Vanthourenhout e Wout van Aert.
Na longa subida no parque infantil, Wout van Aert lançou seu ataque que fez Vanthourenhout sobrar. A vitória estava na mão? Ainda não! Wout cometeu um erro, caiu ao saltar as barreiras, ficou sem o selim, mas conseguiu se recuperar e vencer pela primeira vez na temporada. Atrás Vanthourenhout foi segundo com Thibaut Nys em terceiro. Van der Poel ainda conseguiu terminar na quinta posição.