Jolanda Neff e Filippo Colombo vencem XCC pela Copa do Mundo de MTB no Canadá

Luiz Papillon

Em uma disputa de muita velocidade e força pelo XCC na pista de Mont-Saint-Anne no Canadá os suíços ficaram com vitória tanto no feminino com Jolanda Neff como no masculino com Filippo Colombo. A disputa segue no domingo com a prova do XCO.

Jolanda Neff disputa XCC no Canadá | Foto UCI MTB
Jolanda Neff disputa XCC no Canadá | Foto UCI MTB

Copa do Mundo de Mountain Bike – Mont-Sainte-Anne no Canadá – XCC

Após dois anos Mont-Sainte-Anne retorna a Copa do Mundo de MTB. As provas acontecem de 05 a 07 de agosto e iniciaram hoje com o XCC que tem uma disputa ponto a ponto entre os líderes do ranking. Tida como uma pista sem grandes dificuldades técnicas, Mont Saint Anne acaba sendo uma disputa com muita intensidade e força onde qualquer respirada faz o ciclista perder o pelote e não mais alcançar.

Jolanda Neff vence no feminino batendo Gwendalyn Gibson no sprint

Na prova feminina a vitória ficou com Jolanda Neff, a suíça da Trek Factoring Racing venceu o sprint contra a estadunidense Gwendalyn Gibson (Norco Factory). Alessandra Keller (Thomus Maxon) foi a terceira colocada.

Jolanda Neff vence XCC no Canadá | Foto Captura Redbull TV
Jolanda Neff vence XCC no Canadá | Foto Captura Redbull TV

Sem algumas das favoritas na disputa como Loana Lecomte, Pauline Ferrand Prevot e Evie Richards que não viajaram para o Canadá, a lista de desistências aumentou foi Jenny Riswedes que precisou tratar uma dor de garganta. Essa também foi uma etapa sem brasileiras na prova, que perderam a oportunidade de conquistar importantes pontos UCI.

Os ataques começaram de cara com a francesa Lena Gerault escapando um pouco e sendo perseguida e neutralizada por Becca McConnell. Na terceira volta foi a vez de McConnell assumir a liderança com uma disputa intensa na pista muito rápida, menos técnica e de muita intensidade. O grupo líder foi compacto até a última volta quando Alessandra Keller atacou e levou consigo Jolanda Neff e Gwendalyn Gibson. O trio seguiu junto até o sprint onde Neff ficou com a vitória.

Com o resultado, Alessandra Keller ficou com 1300 pontos, 116 a fdrente de Anne Terpstra e 120 de Becca McConnell na disputa do título da Copa do Mundo de XCC.

Filippo Colombo no sprint venceu Ulloa pelo XCC

Filippo Colombo | Foto Captura RedbullTV
Filippo Colombo | Foto Captura RedbullTV

A prova masculina também teve seus desfalques, para a torcida brasileira em especial Henrique Avancini. Sem Vlad Dascalu e Christopher Blevins, quem voltou foi Nino Schurter que pela queda no XCC em Snowshoe ficou de fora do XCO. Entre os homens a prova começou com menos ataques, na largada um pouco mais de cuidado depois de na etapa de Snowshoe dez ciclistas terem sido advertidos por queimar a largada. Com o pelote liderado por Gerardo Ulloa (Massi-Beaumes de Venise) e depois por Lucas Schwarzbauer (Canyon) a disputa seguiu sem nenhum ciclista conseguir escapar até a oitava volta quando Filippo Colombo (BMC) conseguiu começar a desafiar o alemão Schawrzbauer. Somente no single track que Filippo Colombo conseguiu atacar e abrir uma pequena vantagem. O campeão suíço conseguiu sustentar cerca de dois segundos de vantagem para vencer. Atrás  a disputa pelo segundo lugar ficou para o sprint com Ulloa levando a melhor sobre Sebastian Fini (KMC Orbea).

A disputa do título do XCC ficou com Alan Hatherly indo para a últiam etapa com 62 pontos de vantagem sobre Filippo Colombo e 154 sobre Mathias Fluckiger.

No domingo acontece a prova de XCO e você pode acompanhar tanto o Short Track como o Cross Country Olímpico na Redbull TV:

https://www.redbull.com/br-pt/live/uci-mountain-bike-world-cup-2022-mont-sainte-anne-xc-short-track

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Raiza e Zé Gabriel dominam a Copa Internacional de MTB em Taubaté

Raiza Goulão e Zé Gabriel venceram o Short Track e o Cross-Country na etapa de Taubaté da CIMTB. A decisão da Copa Internacional de MTB será em Congonhas (MG) em setembro. Realizada no Parque do Itaim em Taubaté, a3ª Etapa da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike 2022 teve disputas […]
Raiza Goulão vence MTB com vantagem para erguer a bicicleta em Taubaté

leia também

Receba as novidades em seu e-mail