Em uma disputa de muita velocidade e força pelo XCC na pista de Mont-Saint-Anne no Canadá os suíços ficaram com vitória tanto no feminino com Jolanda Neff como no masculino com Filippo Colombo. A disputa segue no domingo com a prova do XCO.
Copa do Mundo de Mountain Bike – Mont-Sainte-Anne no Canadá – XCC
Após dois anos Mont-Sainte-Anne retorna a Copa do Mundo de MTB. As provas acontecem de 05 a 07 de agosto e iniciaram hoje com o XCC que tem uma disputa ponto a ponto entre os líderes do ranking. Tida como uma pista sem grandes dificuldades técnicas, Mont Saint Anne acaba sendo uma disputa com muita intensidade e força onde qualquer respirada faz o ciclista perder o pelote e não mais alcançar.
Jolanda Neff vence no feminino batendo Gwendalyn Gibson no sprint
Na prova feminina a vitória ficou com Jolanda Neff, a suíça da Trek Factoring Racing venceu o sprint contra a estadunidense Gwendalyn Gibson (Norco Factory). Alessandra Keller (Thomus Maxon) foi a terceira colocada.
Sem algumas das favoritas na disputa como Loana Lecomte, Pauline Ferrand Prevot e Evie Richards que não viajaram para o Canadá, a lista de desistências aumentou foi Jenny Riswedes que precisou tratar uma dor de garganta. Essa também foi uma etapa sem brasileiras na prova, que perderam a oportunidade de conquistar importantes pontos UCI.
Os ataques começaram de cara com a francesa Lena Gerault escapando um pouco e sendo perseguida e neutralizada por Becca McConnell. Na terceira volta foi a vez de McConnell assumir a liderança com uma disputa intensa na pista muito rápida, menos técnica e de muita intensidade. O grupo líder foi compacto até a última volta quando Alessandra Keller atacou e levou consigo Jolanda Neff e Gwendalyn Gibson. O trio seguiu junto até o sprint onde Neff ficou com a vitória.
Com o resultado, Alessandra Keller ficou com 1300 pontos, 116 a fdrente de Anne Terpstra e 120 de Becca McConnell na disputa do título da Copa do Mundo de XCC.
Filippo Colombo no sprint venceu Ulloa pelo XCC
A prova masculina também teve seus desfalques, para a torcida brasileira em especial Henrique Avancini. Sem Vlad Dascalu e Christopher Blevins, quem voltou foi Nino Schurter que pela queda no XCC em Snowshoe ficou de fora do XCO. Entre os homens a prova começou com menos ataques, na largada um pouco mais de cuidado depois de na etapa de Snowshoe dez ciclistas terem sido advertidos por queimar a largada. Com o pelote liderado por Gerardo Ulloa (Massi-Beaumes de Venise) e depois por Lucas Schwarzbauer (Canyon) a disputa seguiu sem nenhum ciclista conseguir escapar até a oitava volta quando Filippo Colombo (BMC) conseguiu começar a desafiar o alemão Schawrzbauer. Somente no single track que Filippo Colombo conseguiu atacar e abrir uma pequena vantagem. O campeão suíço conseguiu sustentar cerca de dois segundos de vantagem para vencer. Atrás a disputa pelo segundo lugar ficou para o sprint com Ulloa levando a melhor sobre Sebastian Fini (KMC Orbea).
A disputa do título do XCC ficou com Alan Hatherly indo para a últiam etapa com 62 pontos de vantagem sobre Filippo Colombo e 154 sobre Mathias Fluckiger.
No domingo acontece a prova de XCO e você pode acompanhar tanto o Short Track como o Cross Country Olímpico na Redbull TV:
https://www.redbull.com/br-pt/live/uci-mountain-bike-world-cup-2022-mont-sainte-anne-xc-short-track