Vitória colombiana com Einer Rubio no Giro!

Luiz Papillon

O colombiano Einer Augusto Rubio venceu pela primeira vez numa grande volta hoje no Giro d’Italia na reduzida etapa ao monte Crans-Montana. Thibaut Pinot foi o segundo e o equatoriano Jefferson Cepeda o terceiro.

Einter Augusto Rubio – Movistar

Giro 2023 – Etapa 13 – Le Châble a Crans-Montana – 74.6km

Entre a que poderia ser etapa rainha no Giro para uma etapa capada devido ao mal tempo. A então escalada ao Grand Saint Bernard já havia sido encurtada para o túnel, só que as condições climáticas impediam a subida. Antes da largada neutra em processo conduzido por Adam Hansen atual presidente da CPA (Associação dos Ciclistas Profissionais), os ciclistas votaram com 90% deles optando por uma rota mais curta.

Rot

Com apoio da organizadora de prova RCS, a etapa foi modificada e os ciclistas fizeram a apresentação em Borgofranco d’Ivrea, subiram nos ônibus de suas equipes e seguiram para Le Châble para efetivamente largarem. Durante esse traslado, fãs que aguardavam na gélida subida, mostravam o dedo do meio para os ônibus.

Mads Pedersen abandona o Giro

A baixa do dia foi o dinamarquês Mads Pedersen, diagnosticado com uma infecção bacteriana na traqueia. Assim que começou a prova, vieram os ataques e logo a fuga do dia se formou com:

  • Valentin Paret-Peintre – Ag2r
  • Jefferson Alexander Cepeda – EF
  • Thibaut Pinot – Groupama
  • Bruno Armirail – Groupama
  • Derek Gee – Israel PremierTech
  • Einer Augusto Rubio – Movistar

Armirail ajudou Pinot na escalada da Croix de Coeur e depois sucumbiu. Os cinco restantes foram revezando e construindo uma vantagem na casa dos três minutos. Atrás a Ineos puxava o pelote, na escalada de Crans-Montana, uma serra de 12,9km com inclinação média de 7.2%, o grupo foi reduzido e Pinot atacou mostrando estar em forma e deixando Einer Rubio e Cepeda em apuros. Mas a escalada ainda tinha muito tempo e Einer Rubio fechou a distância, o trio seguiu junto até a chegada onde em um sprint em subida Einer Rubio venceu pela Movistar. Pinot foi o segundo com Cepeda em terceiro.

Líderes do Giro 2023 após 13 etapas:

  • Geraint Thomas: Ineos Grenadiers – Geral / Maglia Rosa
  • Jonathan Milan: Bahrein Victorious – Pontos / Maglia Ciclamino
  • Thibaut Pinot – Groupama FDJ – Montanha / Maglia Azurra
  • João Almeida: UAE Team Emirates – Melhor Jovem / Maglia Bianca

Classificação do Giro d’Italia após 13 etapas:

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Nico Denz vence novamente no Giro na Fuga, Bruno Armirail é novo maglia rosa

Em uma chegada emocionante num sprint entre os escapados, o alemão Nico Denz venceu pela segunda vez no Giro d’Italia. O canadense Derek Gee bateu novamente na trave e agora acumula três segundos lugares. O pódio foi completado pelo italiano Alberto Bettiol. Entre os líderes mudança na Maglia Rosa com […]

Receba as novidades em seu e-mail