Vitória da fuga hoje no Giro em uma etapa com frio e chuva em Cesenatico na Emília Romana. O equatoriano Jhonatan Narvaez da equipe Ineos Grenadiers chega a sua primeira vitória WorldTour e quarta na carreira. Em segundo ficou o ucraniano Mark Padun da Bahrain McLaren que por um furo de pneu no momento errado acabou perdendo a prova. Na terceira colocação chegou o australiano Simon Clarke da EF Pro Cycling.
Giro 2020 – Etapa 12 – Cesenatico 204km
Hoje a etapa partiu de Cesenatico, local da casa de Marco Pantani, ídolo italiano morto em 2004. Assim muitos tributos a Pantani, menções ao Museu Pantani durante a etapa.
Antes da largada, a imprensa sobretudo belga divulgou o descontentamento dos ciclistas com a organização do Giro d’Italia. Em especial Thomas De Gendt que assumiu publicamente a liderança do movimento, conversando por cerca de meia hora antes da etapa se continuariam na prova. Todas as críticas estavam centradas no fato da prometida bolha para equipes e ciclistas não estar sendo levada a cabo. Assim os ciclistas acabavam se misturando com hóspedes e pessoal de apoio nos hotéis e assim aumentando o risco de contágio pelo coronavírus.
Fuga com 13 ciclistas definiu a etapa
Um grupo grande de ciclistas conseguiu escapar ainda no começo de prova e acabou por definir a vitória. Com muito frio e chuva a fuga foi formada por:
- François Bidard (AG2R La Mondiale),
- Simon Pellaud (Androni Giocattoli-Sidermec),
- Manuele Boaro (Astana),
- Mark Padun (Bahrain McLaren),
- Cesare Benedetti (Bora-Hansgrohe),
- Joey Rosskopf (CCC Team),
- Jesper Hansen (Cofidis),
- Simon Clarke (EF Pro Cycling),
- Albert Torres (Movistar),
- Victor Campenaerts (NTT Pro Cycling),
- Jhonathan Narváez (Ineos Grenadiers),
- Max Richeze (UAE Team Emirates),
- Etienne Van Empel (Vini Zabù-Brado-KTM)
A fuga chegou a ter mais de dez minutos de vantagem. Na marca de 70km para o final Padun, Bidard Boaro, Hansen e Narvaez se destacaram. Logo depois Simon Clarke atacou o que motivou reação de Narvaez e Padun. A dupla acabou se descolando da ponta da fuga e com 40km para o final tinham 2:45 a frente dos remanescentes da fuga.
A tristeza veio para Mark Padun quando sofreu um furo a 24km do final. Assim Narvaez ficou solo com mais de um minuto de vantagem sobre Padun. Dai em diante foi levar para casa. Atrás no pelote, Pozzovivo tentou vários ataques para descontar tempo, mas foi neutralizado.
João Almeida lidera o Giro d’Italia 2020 por 34 segundos de vantagem sobre Wilco Kelderman da Sunweb.
- Geral – João Almeida – Deceuninck Quick Step
- Pontos – Arnaude Démare – Groupama FDJ
- Montanha – Ruben Guerreiro – EF Pro Cycling
- Jovem – João Almeida – Deceuninck Quick Step
- Melhor Equipe – Deceuninck Quick Step
Confira o resultado da etapa: