Campeonato mundial de Cyclo-cross 2023

Durante o inverno europeu a temporada de cyclo-cross pegou fogo, o “speed na lama” encontra seu melhor momento no campeonato mundial que aconteceu neste final de semana em Hoogerheide, casa de Adrie van der Poel.

Campeonato Mundial de Cyclo-cross 2023 – Hoogerheide

Neste final de semana aconteceu o campeonato mundial de Cyclo-cross de 2023. A batalha mais esperada sem dúvida seria o duelo entre Mathieu van der Poel e Wout van Aert na elite masculina. Mas a história dessa disputa começou com a prova de revezamento misto na sexta-feira.

Você pode não estar ambientado a modalidade, mas o cyclo-cross (aqui desculpem o editor não utilizar o termo ciclocrosse que é a tradução mais precisa) é uma disciplina praticada na Europa com regularidade desde o início do século 20. O primeiro mundial de CX foi disputado em 1950 na França e de lá para cá apenas oito nações conquistaram medalhas de ouro na modalidade que é dominada pela Bélgica, França e Países Baixos.

O circuito de Hoogerheide, uma cidadezinha do Brabante do Norte, uma das províncias dos Paises Baixos é casa de Adrie van der Poel, campeão mundial de CX (1996) e pai do quatro vezes campeão mundial Mathieu van der Poel (2015, 2019, 2020, 2021). Dono de mais de 200 vitórias, Mathieu é tido como um dos grandes nomes da história da modalidade. Extremamente forte e técnico, Mathieu tem em Wout van Aert, tres vezes campeão mundial (2016, 2017, 2018) seu grande rival. Wout possui 130 vitórias na modalidade contudo nos últimos dois anos vem descontando no mano a mano a freguesia para Mathieu que hoje está em 119 a 60.

Revezamento Misto – Países Baixos

Sem televisionamento, os países baixos conquistaram a medalha de ouro ao derrotar o Reino Unido por trinta e um segundos. A Bélgica completou o pódio em uma disputa que os grandes nomes evitaram. A equipe campeã teve: Tibor del Grosso, Guus van den Eijnden, Lauren Molengraaf, Leonie Bentveld, Fem Van Empel e Ryan Kamp.

Categorias de Base

O sábado começou com a disputa júnior feminina, todas apostas apontavam Lauren Molengraaf como favorita, mas ninguém ganha na véspera. Lauren caiu na primeira curva e durante a sua recuperação sofreu um furo de pneu que a tirou da disputa pela ponta da prova. A canadense Isabella Holmgren não tinha nada com isso e venceu com autoridade e para a festa completa, sua irmã mais nova, Ava conquistou a medalha de prata com a francesa Célia Gery completando o pódio.

Disputada no domingo, a Sub-23 feminina tinha em Shirin van Anrooij a favorita absoluta. Shirin que já disputa a elite na Copa do Mundo, optou por não pular etapa e disputar o mundial. A aniversariante do dia liderou quase de ponta a ponta vencendo com certa facilidade. A britânica Zoe Backstedt ficou com a prata enquanto a checa Kristýna Zemanová completou o pódio.

O francês Léo Bisiaux foi vencedor da Junior Masculina, categoria Sub-19 e que contou com uma largada complicada onde um “monte” de ciclistas da segunda fila se empilhou. Para os líderes isso ajudou a criar uma vantagem. Léo logo assumiu a liderança para vencer com onze segundos sobre o neerlandês Senna Remijn com o belga Yordi Corsus completando o pódio.

Filhote de Canibal devora o pelote na Sub-23 masculina. Poucos esportistas tem a régua de expectativa tão alta como os filhos dos maiores nomes de cada disciplina. Esse é o caso de Thibau Nys, filho de Sven Nys o “Cannibal de Baal” um dos maiores da história. E Thibau não decepcionou, aos 21 anos conquistou o mundial sub-23 batendo o neerlandês Tibor del Grosso e seu compatriota Witse Meeussen na disputa mais apertada do mundial com apenas cinco segundos separando primeiro e quarto colocados.

Fem van Empel domina a elite feminina

Duas ciclistas dominaram a temporada de cyclo-cross 2022/23, a técnica Puck Pieterse e a forte Fem van Empel. Van Empel se sobressaiu em todas as disputas conquistando o título da Copa do Mundo com uma rodada de antecipação. Para o mundial as duas entraram como favoritas e pela mesma nação que domina o ciclismo feminino, os Paises Baixos que não raramente ocupam oito dos dez melhores lugares.

“Isso parece muito estranho. Esta é uma vitória muito emocionante, é o ponto alto de uma temporada muito boa, eu quero agradecer as pessoas que estão por trás de mim apoiando. É difícil encontrar as palavras certas.” disse Fem van Empel.

Puck Pieterese sofreu uma pequena queda e precisou se recuperar, no caminho tinha que ao mesmo tempo não “levar” a italiana Silvia Persico junto de si para perto da líder Fem van Empel e por outro garantir a medalha de prata. Mais tarde na prova, Pieterse largou a italiana para trás e conseguiu se isolar no segundo lugar. A campeã mundial de 2021, Lucinda Brand também duelou com Persico até contando com os erros da italiana se estabelecer em terceiro lugar para um pódio todo neerlandês.

Transmissão do Mundial de Cyclo-cross 2023

As provas do mundial foram transmitidas pela UCI nos canais do Youtube e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Mathieu van der Poel vence Wout van Aert e é o campeão mundial de CX!

Quinto título mundial para Mathieu van der Poel! Ele tentou diversos ataques e Wout van Aert respondeu em todos, a disputa ficou para o sprint na última volta onde em tese a força de Wout van Aert levaria vantagem. Mas o gigante neerlandês se impôs e conquistou seu quinto título […]

Receba as novidades em seu e-mail