Tour de France 2022

O Tour de France 2022 começa na próxima sexta feira 01 de julho em Copenhague na Dinamarca. Ao todo 176 ciclistas de 22 equipes disputarão a prova mais famosa do ciclismo mundial em 21 etapas em 105 horas de transmissão ao vivo.

Banner de Capa Pelote Ciclismo Tour de France
Arte Pelote, Foto: Visit Paris

A Champions League para o futebol, o campeonato de Formula 1 e o Tour de France para o ciclismo, essas são as maiores competições no mundo esportivo que acontecem o ano todo juntamente com as ligas americanas (NFL, NBA). E as três semanas entre 01 de julho e 24 de julho o mundo do ciclismo só terá olhos para o Tour de France 2022.

Como nos últimos anos a transmissão do Tour de France estará a cargo da ESPN para o Brasil e divulgaremos os horários de transmissão nas redes sociais do pelote ciclismo. Dentro do Tour de France a principal disputa é a camisa amarela, além dela outras disputas acontecem simultaneamente, se você quiser conhecer mais sobre as camisas do tour, clique aqui. Abaixo as camisas para 2022:

O Trajeto do Tour de France 2022

Com três etapas na Dinamarca, o Tour começa com um contrarrelógio individual que será a chance de ciclistas como Filippo Ganna e o local Mikkel Bjerg busquem a liderança, além deles favoritos como Primoz Roglic e Tadej Pogacar podem buscar a liderança e claro Mathieu Van der Poel que teve o gostinho de liderar o Tour de 2021. As etapas dinamarquesas embora planas devem promover dificuldade em especial com o vento cruzado, deixando as equipes em constante alerta. Na terça feira dia 05 de julho, a caravana do Tour larga de Dunkerque na divisa com a Bélgica para cruzar a França do Norte para o Leste passando pela região da Paris-Roubaix, pela La Planche des Belles Filles, entrando na Suíça e encerrando a semana na Alta Saboia.

Ciclistas na Paris Roubaix | Foto A.S.O. Pauline Ballet
Ciclistas na Paris Roubaix | Foto A.S.O. Pauline Ballet

Os alpes franceses e suiços são palco da segunda semana do Tour com a visita as montanhas mais famosas da França como o Galibier e no dia da queda da Bastilha, a etapa rainha com visita ao Alpe d’Huez.

Todas as etapas do Tour de France 2022

Etapas do Tour de France 2022
Etapas do Tour de France 2022 | Arte Pelote Cicliso

A terceira semana do Tour visita os Pirineus, a cadeia de montanhas que separa a França da Espanha passando pela famosa estação de esqui de Peyragudes e finalizando no Hautacam a última grande subida do Tour 2022. Nessa altura a disputa deve estar centrada em dois ou três ciclistas pela vitória e restarão três etapas para chegada em Paris, sendo uma delas um contrarrelógio individual de 40km. Sem uma cronoescalada mas com duas subidas, o contrarrelógio pode dar contornos dramáticos a disputa em especial para ciclistas escaladores que não tem na especialidade uma boa defesa.

Já a grande chegada do Tour de France será em Paris com largada próxima ao estádio onde acontecerão os jogos olímpicos de 2024 (é amigo leitor, por lá o estádio fica pronto dois anos antes) e a chegada será cruzando o Arco do Triunfo em Paris na avenida Champs Élysées em português Campos Elíseos.

Etapa 21 – Tour de France 2020 – Foto A.S.O. Pauline Ballet

As equipes do Tour de France 2022

As dezoito equipes do mais alto nível do circuito mundial o WorldTour estarão no Tour de France 2022, além delas duas equipes conseguiram a vaga por ranking, as duas primeiras do ranking ProTeam (a segunda divisão do ciclismo) que foram Alpecin Deceuninck (novo nome a partir do Tour de France) e Arkéa Samsic, receberam o convite da organização da prova duas equipes francesas, a Total Energies e a B&B Hotels P/B KTM.

Muitas equipes já anunciaram suas escalações para o Tour de France 2022, contudo mudanças podem ocorrer durante a semana que antecede a largada, em especial devido ao Covid-19. As disputas do ciclismo não permitem substituição de ciclistas ao longo da competição assim, a contaminação por covid-19 pode afetar e muito a classificação da prova. Um exemplo disso foi o Tour de Suisse que viu seu líder e mais de trinta ciclistas abandonando em dois dias devido a positivos.

Favoritos no Tour de France 2022

Ninguém é mais favorito ao título do Tour de France que Tadej Pogacar, o esloveno de 23 anos busca seu terceiro título consecutivo e conta com a equipe UAE Team Emirates dedicada a isso, talvez sua mais forte equipe nos últimos três anos. A Jumbo Visma tentará usar a força da equipe para ajudar outro esloveno a conquistar o Tour, trata-se de Primoz Roglic, que trocou “tarde” o esqui pela bicicleta e bateu na trave em 2020.

Tadej Pogacar no pódio do Tour de France com a camisa de vencedor e o mascote leão em suas mãos | Foto A.S.O.
Pogacar Camisa Amarela Etapa 20 | Foto A.S.O. Alex Broadway

Equipe mais vencedora na década passada, a Ineos Grenadiers não vence o Tour desde 2019 com Egan Bernal. O colombiano que sofreu um acidente terrível segue com uma recuperação incrível mas ainda não tem previsão de retorno a competição. Adam Yates está pré-escalado mas o britânico não teve ainda uma performance de campeão na Ineos. Possivelmente a Ineos opte por apoiar Geraint Thomas, o vencedor do Tour em 2018 que fez um excelente Tour de Suisse e aposte em sua performance no contrarrelógio individual contra Tadej Pogacar.

Por fora, em busca de um pódio na competição e claro se a oportunidade surgir, agarra-la podemos destacar Enric Mas pela Movistar, Miguel Angel López pela Astana, David Gaudu pela Groupama FDJ e Romain Bardet pela DSM.

Wout van Aert pela Camisa Verde

A camisa verde do Tour sempre fica dividida entre um velocista e um ciclista clássico, na década passada a camisa foi dominada por Peter Sagan que venceu sete vezes enquanto os velocistas ganharam apenas duas com Cavendish (2011) e Sam Bennett (2020).

Wout Van Aert - Foto AFP
Wout Van Aert – Foto AFP

No ano passado Cavendish venceu a disputa, mas este ano Wout van Aert chega como favorito. O vencedor da equivalente italiana, a maglia ciclamino no Giro Arnaud Dėmare não estará no Tour. Já Mathieu van der Poel anunciou que não pretende disputar a camisa por pontos. Entre os velocistas o belga Jasper Philipsen e o neerlandês Fabio Jakobsen são favoritos e tem equipes especialistas em chegadas em massa, o famoso sprint. Peter Sagan estará presente no Tour após praticamente dois anos envolto em problemas para encontrar a melhor forma e também com a covid-19. O eslovaco sete vezes campeão por pontos do Tour não chega como favorito, mas uma vez campeão, sempre merece destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Aline Mariga é a campeã brasileira de ciclismo de estrada em 2022

Com um ataque no final, Aline Mariga de 33 anos ganhou escapada o campeonato brasileiro de ciclismo de estrada. Sem equipe de apoio, a ciclista de Sorriso no Mato Grosso contou com a ajuda de motorista de aplicativo. A força do MTB brasileiro chega a estrada com o título nacional […]
Aline Mariga ataca no Brasileiro de Ciclismo | Foto Daniel Andrade

Receba as novidades em seu e-mail