Mais lider que nunca Simon Yates ataca a moda Merckx e amplia vantagem!

Luiz Papillon

Simon Yates da Mitchelton Scott, venceu solo infligindo grande perda a Froome. Lopez foi o segundo, Dumoulin ainda salvou um terceiro lugar. A prova foi muito movimentada com ataques desde o quilômetro inicial, ao passar pela segunda montanha o pelote foi reduzido e com isso uma pancadaria de ataques. Yates notou uma hesitação do grupo líder e com Froome sobrando lançou um ataque a 17km do final para seguir solo para vitória. Atrás Dumoulin se esforçou muito para conseguir ficar no grupo salvando um terceiro lugar. Yates agora tem 2’11” para Dumoulin e 2’28” para Pozzovivo.

Tolmezzo – Sappada 176km

O Giro d’Italia chega definitivamente a cordilheira dos Alpes Europeus, a etapa de Tomezzo a Sappada passa por diversas cidades alpinas da região de Friuli e Veneto na Italia. Uma das mais famosas cidades é Cortina d’Ampezzo, uma cidade estação turística que serve de base para esquiadores e alpinistas durante o inverno europeu. A etapa com quatro subidas categorizadas mais o final em subida:

  • 48km – Passo Della Mauria 8.8km inclinação média de 4% CAT3
  • 110.6km – Passo Tre Croci 7.9km inclinação média de 7% com máximo de 12% CAT2
  • 146km – Passo di Sant’Antonio 8.3km inclinação média de 7.5% com máximo de 15%
  • 160km – Costalissoio 3.8km inclinação média de 8.8% com máximo de 14%)
  • 168km – Cima di Sappada 3km inclinação média de 4.4%

Começou com o pelote subindo em alta velocidade na tentativa de neutralizar fugas mais perigosas, a fuga enfim se destcou com 39km de prova com mais de 20 ciclistas. Ao passar pelo Passo Della Mauria os pontos de montanha foram para:

  1. Jauregui – Ag2r
  2. Neilands – Israel Cycling
  3. Denz – Ag2r
  4. Quintana – Movistar

O pelote vinha logo atrás a 13 segundos, durante a descida o pelote se desmanchou com vários grupetos atacando. Na segunda meta de montanha o pelote estava 1’53” atrás do grupo, os pontos ficaram para:

  1. Ciccone – Bardiani
  2. Cherel – Ag2r
  3. Quintana – Movistar
  4. Denz – AG2r
  5. Neilands – Israel Cycling

Durante a descida vários ataques mas a fuga foi ficando selecionada, Neilands sobrou e Visconti alcançou a fuga que levava 2’18” de vantagem sobre o pelote no começo da subida de Passo di Sant’Antonio. O pelote começou a ficar selecionado à apenas 25 ciclistas com três subidas duras para o final e 33km para o final. Sinal de final duro com ataques, quem sobrou foi Fabio Aru da UAE. Visivelmente os capitães olhavam e contavam para ver quem sobrou e quantos gregários estavam no grupo. A descida perigosa com muitas curvas e úmida foi rápida e intensa. Nico Denz aproveitou para assumir a ponta com Ciccone logo atrás e o grupo a 30″.

Yates ataca na subida para vencer com sobra!

A subida a Costalissoio começou com a Mitchelton na ponta do grupo, logo passaram por Ciccone e Denz. Yates deu uma olhada e notou o Froome um pouco atrás e acelerou o ritmo. No primeiro ataque o grupo com Dumoulin e Pinot ainda conseguiu acompanhar o britânico, mas no segundo ataque, Yates assumiu a ponta para solo. O grupo perseguidor passou a ter Dumoulin, Pinot, Carapaz, Pozzovivo e Superman Lopez, enquanto o grupo de Froome estava 50″ atrás. Na meta de montanha passaram:

  1. Yates – Mitchelton
  2. Pozzovivo – Bahrein
  3. Pinot – Groupama
  4. Carapaz – Movistar
  5. Dumoulin – Sunweb

O ataque de Yates durour 2’40” com média de 420w e pico de 450w por um minuto. Desceram para San Pietro di Cadore para então subir para Sappada. No grupo Dumoulin implorava para que os demais revezassem com ele, após um pouco de hesitação o grupo finalmente passou a revezar. Já o grupo de Froome vinha mais um minuto atrás. Dumoulin então sofreu no trecho de maior inclinação sobrando do grupo perseguidor. Como a chegada tinha um alívio, Dumoulin passou a perseguir o grupo com Pozzovivo, Pinot, Carapaz e Lopez. O grupo então passou a sofrer com os ataques entre Carapaz e Angel Lopez, Dumoulin conseguiu alcançar o grupo e foram para o sprint pelo segundo lugar. Lopez chegou em segundo com Dumoulin em terceiro.

Confira os dez primeiros colocados:

Confira os dez primeiros na classificação geral:

Esta segunda o Giro para pra deslocamento e descanso dos ciclistas e na terça-feira um contra-relógio individual de 34.2km de Trento a Rovereto será a oportunidade para Dumoulin e Froome descontarem tempo.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Rohan Dennis vence Contra Relógio Individual, Yates faz excelente tempo e segue camisa rosa!

Australiano da BMC, Rohan Dennis venceu a etapa de Contra Relógio em Rovereto. O veterano alemão Tony Martin da Katusha foi segundo e Tom Dumoulin, atual campeão mundial de contra relógio foi terceiro. Simon Yates manteve a camisa rosa com um excelente tempo de 41:37. Assim o Giro d’Italia 2018 […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail