Giro d’Italia 2024 – Todos contra Pogacar

Luiz Papillon 4

Disputa da primeira grande volta de 2024 começa neste sábado na Itália com uma rara exceção, de todos os 176 ciclistas que largam, apenas Tadej Pogacar é favorito absoluto.

Giro d’Italia 2024

Brasil sem Argentina, EUA sem Rússia, Superman sem os vilões ou o Homen-Aranha rico. Parece estranho e é exatamente isso que acontece no Giro d’Italia 2024. Com alguns azes do ciclismo profissional fora de combate por quedas, acidentes ou mesmo no caso de Primoz Roglic por uma preparação mais intensa, o Giro d’Italia 2024 começa com todos contra Tadej Pogacar.

Tadej Pogacar | Foto Sprint Cycling Agency
Tadej Pogacar | Foto Sprint Cycling Agency

Ninguém é tão favorito a uma prova em ano, mas sabemos que ninguém ganha uma prova na véspera, e o Giro d’Italia é uma prova de 21 dias, onde qualquer erro pode custar muito caro. Mais adiante falamos de todos os favoritos ao Giro 2024.

Onde assistir o Giro d’Italia 2024

A transmissão para o Brasil fica a cargo do novo canal DSports da DirecTV que está disponível sob assinatura por streaming ou em pacotes da Sky. Os comentários são de Leandro Bittar e a narração de Sidny White o “Bacana”. Assinantes da Vivo e Claro encontram como opção a RAI Internacional, que por ser geradora original das imagens, também transmite, no caso no original em italiano.

O Trajeto do Giro d’Italia 2024

O Giro d’Italia 2024 percorre um total de 3.386,7km, o trajeto mais multi-tarefa tem muitas etapas de pegada puncheur, que são na medida para um ciclista como Wout van Aert, mas infelizmente o belga que faria sua estreia no Giro sofreu fraturas em uma prova clássica e está fora de combate.

 

  • 21 etapas, dois dias de descanso (13/05 e 20/05)
  • 3.368,7 quilômetros
  • 44.550 metros de altimetria acumulada
  • Largada em Venaria Reale (Piemonte)
  • Chegada em Roma
  • 2 contrarrelógio individual totalizando 69,7km
  • 69,7 quilômetros de contra-relógio
  • 33 subidas categorizadas

O Giro, assim como toda grande volta, é dividido em três semana, a primeira com dez etapas parte da região do Piemonte/Turim passa pela costa do mar Tirreno, chega a Pompéia e retornam ao norte italiano pela costa do mar Adriático. As batalhas finais pela classificação geral “em tese” devem acontecer nos Alpes e Dolomitas na última semana.

5 etapas imperdíveis do Giro d’Italia 2024

Para o fanático, cada quilômetro não assistido é uma perda imensa em uma prova que leva o espectador por uma viagem pela história, mas quem não é inimigo da CLT precisa encontrar as principais etapas para focar e aqui vão elas:

Passo dello Stelvio
  • Etapa 2 – Subida ao Santuário di Oropa, uma chegada clássica onde o inesquecível Marco Pantani ainda reina como melhor escalador.  Domingo 05/05
  • Etapa 7 – Contrarrelógio individual com chegada em Perugia, além da dificuldade técnica do contrarrelógio, estaremos de olho na possibilidade de troca de bicicleta para a subida de 6,5km antes da chegada.
  • Etapa 15 – Livigno, com passagem pelo icônico Passo del Mortirolo e chegada em Livigno a 2.385m de altitude. Domingo 19/05
  • Etapa 16 – Val Gardena, com passagem pelo Passo del Stelvio, passagem mais alta da Europa e que ficou de fora de algumas edições do Giro pelo excesso de neve. Dessa vez os ciclistas encaram essa passagem histórica e ainda sobem o Monte Pana. 21/05 terça-feira
  • Etapa 20 – Bassano del Grappa, os números do Giro tomam rumo final no sábado 25/05 com duas passagens pelo Monte Grapa antes de uma descida para Bassano del Grapa, depois disso só o Prosecco em Roma, em uma etapa festiva mas que vale para os velocistas.
Bassano del Grappa

Favoritos e nomes para observar no Giro d’Italia 2024

Ao todo 176 ciclistas divididos em 22 equipes de 8 ciclistas cada largam no Giro d’Italia 2024. Além do favoritíssimo Tadej Pogacar, quem mais pode ser destaque no Giro? Para isso lembramos que o Giro, assim como toda “Volta” do ciclismo profissional tem diversas disputas paralelas, são elas:

  • Classificação Geral – que é o ciclista com menor tempo entre a largada e a chegada após 21 etapas. O líder dessa classificação usa a Maglia Rosa ou camisa rosa.

Favoritos:
Tadej Pogacar
Geraint Thomas, Romain Bardet
Ben O’Connor
Cian Uijtdebroeks

  • Classificação por Pontos – Essa é bem fácil de compreender, assim com na fórmula 1, os ciclistas ganham pontos a conforme a posição de chegada e em trechos intermediários. Ganha o ciclista com maior número de pontos. O líder dessa classificação usa uma camisa magenta chamada de Maglia Ciclamino.

    Favoritos:
    Jonathan Milan, Tim Merlier
    Biniam Girmay, Fabio Jakobsen
    Olav Kooij
  • Rei da Montanha, como o nome diz, é para o melhor escalador, a cada subida uma pontuação diferente, neste ano são 32 subidas “comuns” e uma especial, que é o Passo dello Stelvio que conta com pontuação dobrada. O líder dessa classificação utiliza a camisa azul, chamada de Maglia Azurra.
  • Melhor Jovem até 25 anos. A camisa branca foi criada para premiar os jovens talentos, e segue a mesma regra da maglia rosa, o ciclista com menor tempo e com até 25 anos é o líder.
    Thymen Arensman, Cian Uijtdebroeks, Antinio Tiberi, Luke Plapp e Giulio Pellizari
  • Prêmios secundários: Melhor equipe (classificação dos 3 melhores ciclistas somados por tempo), Ciclista mais combativo (escolha do público e/ou de especialistas).

O Troféu Senza Fine

Criado em 1999 pelo designer Fabrizio Galli e escolhido em votação popular na Gazzetta dello Sport o Troféu Senza Fini é uma obra de arte por si. Pesando 9,5kg em bronze e folheado a ouro 18 quilates, o Senza Fine significa “Sem fim” e tenta dimensionar o feito incrível de vencer o Giro d’Italia. Ele é feito artesanalmente em Saletto di Vigodarzere uma pequena cidade na província de Pádua pela oficina Mario Penello.

 

Troféu Senza Fini

Gostou? Curta compartilhe e se você quiser copiar, por gentileza dê os créditos ao autor do texto.

4 thoughts on “Giro d’Italia 2024 – Todos contra Pogacar

  1. Tem vários troféus lindos no undo do esporte mas acreditoq nenhum se compara ao Senza Fine. O tour é mais badalado mas minha volta preferida é o giro. Adoro quando tem cronoescalada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Giro começa com vitória de Jhonatan Narváez em Torino!

Pogacar atacou, moeu o pelote  mas não venceu! A primeira etapa do Giro d’Italia 2024 terminou com vitória pra o equatoriano Jhonatan Narváez da equipe Ineos a frente do alemão Max Schachmann e de Tadej Pogacar! “Doeu ficar na roda de Pogacar? Doeu e muito, foi difícil mas no final […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail