Hoje o Giro 2016 encontrou a primeira etapa seletiva, partindo de Ponte na província de Benevuto por 157km até Roccaraso na região dos Abruzzos, com longas montanhas de categoria 2, uma na chegada é uma etapa para selecionar, e dessa vez a fuga matinal abriu distância suficiente para não ser mais alcançada, a última montanha também categoria 2 tem 17km de extensão com chegada na altura com 8,4% de inclinação nos últimos 500m.
Na meta de Bocca Selva, a fuga teve Bisolti, Kolobnev, Zhupa, Cunego e Pirazzi com 4’11” para o pelote, a distância veio caindo até 22s quando voltou a subir, ai um grupo perseguidor partiu atrás da fuga, a dupla da Lotto Tim Wellens, Ligthart e Didier da Trek alcançaram a fuga, com 30km para o final a fuga tinha 8’40” para o pelote que já não perseguia o grupo. No fundo do pelote Kittel e Viviani.
No início da última subida a fuga tinha quatro ciclistas, Alessandro Bisolti italiano da Vini Fantini, Eugart Zhupa albanês da Southweast, Tim Wellens belga da Lotto e Laurent Didier luxemburguês da Trek.
Laurent cujo sobrenome salta atenção é filho de Lucien Didier que foi gregário de Hinault e Fignon entre 1978 e 1984.
E faltando 14km para o final, Wellens assume a ponta e aperta o ritmo, coloca 23″ em Didier. No pelote começaram os ataques para mexer com a classificação geral, Fuglsang suíço da Astana foi um dos primeiros à atacar seguido por Kanstantsin Siutsou bielorusso da Dimension Data.
Com 7km para o final já entrando na parte mais dura da subida Bisolti alcançou Didier enquanto Siutsou e Fuglsang seguiam em perseguição, nesse momento Fuglsang já era virtualmente o Maglia Rosa. Mais ao alto dentro dos 3km finais a dupla Fuglsang/Siutsou alcançou a dupla Bisolti/Didier, com 3′ de desvantagem para Wellens e 30″ de vantagem sobre o pelote que apertava com a Giant trabalhando para manter Dumoulin com a Maglia Rosa.
Com 2,6km Nibali atacou provocando uma reação imediata do pelote com Dumoulin dando um contra ataque sendo seguido por Pozzovivo e Zakarin, o trio trabalhou junto deixando o pelote para trás.
Primeira vitória de Grand Tour para o belga de 25 anos, Tim Wellens confirmando a ótima apresentação da Lotto Soudal!
Tim Wellens steals a page out of the “Diego Rosa How To Celebrate” book!#Giro – Stage 6 – FINISH pic.twitter.com/A8471q1oU6
— CyclingHub.tv (@CyclingHubTV) May 12, 2016
Na perseguição Fuglsang fez o segundo lugar, Zakarin foi terceiro, Dumoulin quarto mantendo a Maglia Rosa e Domênico Pozzovivo foi quinto!
Confira os 10 primeiros:
Classificação geral:
Cunego segue com a Maglia Azzurra seguido por Wellens e Bisolti.
Marcel Kittel com a Maglia Rossa, seguido por Demare e Tjallingii.
Bob Jungels com a Maglia Bianca, seguido por Davi Formolo e Carlos Verona.
Vídeo com os melhores momentos da etapa: