Aos dezessete anos, o jovem Eddy Merckx passou a ser notícia de jornais belgas destacando a possibilidade de tornar-se um vencedor. Esse raro recorte do maior ciclista de todos os tempos antes da fama mundial é o papo do dia no Pelote Ciclismo:
Edouard Merckx é um corredor de Futuro
Félicien Vervaeck, seu mentor afirma: Edouard Merckx é um corredor de futuro!
Félicien Vervaeke leva em seu ombro a bicicleta de seu protegido, escoltando Eddy Merckx para a linha de largada no Palácio de Esportes, sexta-feira para o contra relógio por equipes, onde o campeão belga entre os jovens juntamente com Patrick Sercu, irá desafiar a dupla francesa Trentin-Gruchet.
Tudo pela Estrada
E de fato vimos e até admiramos o estilo próprio do jovem Merckx, que se juntou aos franceses em companhia da outra esperança que é Sercu. Anteriormente, Merckx nos decepcionou na prova de velocidade, porquê na disputa, fosse contra Trentin ou Gruchet, se deixou vencer como um novato.
Mas sendo um iniciante, especificou Vervaecke, que não gostou muito de nosso comentário sobre seu protegido. Disse não ser um corredor de pista, mas sim um menino que se destina a estrada. Restava perguntar a Merckx o que ele pessoalmente pensava.
“Efetivamente, a estrada me atrai muito mais que a pista. O que não significa que irei deixar totalmente a pista. Contudo é certo que me especializarei na perseguição. Na minha temporada de 1962, tenho sete vitórias nas finais e um segundo lugar (atrás de Moerenhout) em oito eventos disputados. Porém na estrada, já tenho 24 vitórias…” Eddy Merckx
Fora da Escola
Edouard Merckx deveria se matricular no segundo ano científico no colégio Ateniense de Etterbeek. Então, o jovem protegido de Félicien Vervaecke teve que desistir de seu projeto pessoal, que era concluir o Ateniense e se lançar a carreira de professor de ginástica.
“Minha mãe está doente, tenho que cuidar da mercearia enquanto meu pai se encarrega das entregas a domicílio. Ainda tem a escola… Isso (deixar a escola) me permitirá seguir treinando, porque eu seguirei em 1963 para a categoria de amadores. Aos dezessete anos (ele nasceu em 17 de junho de 1945), eu ainda tenho muito à aprender.” Eddy Merckx
Quanto a Vervaecke, que em seu tempo treinou Richard Van Genechtem, é categórico:
Merckx é o garoto mais talentoso que já passou pelas minhas mãos, desde que me ocupei com o ciclismo. É um garoto muito completo, que vai causar muitos estragos. E quem sabe tornar-se uma das estrelas do ciclismo belga daqui alguns anos.
Vamos aceitar a previsão…
Texto dos arquivos de Noel Gregoire, via Twitter, tradução e adaptação Luiz Papillon para o Pelote Ciclismo.
Notas:
Félicien Vervaecke foi um ciclista profissional belga que venceu por duas vezes a classificação de montanha no Tour de France. Venceu seis etapas do Tour e uma do Giro. Após encerrar a carreira abriu uma loja de bicicletas em Bruxélas e foi o primeiro treinador de Eddy Merckx.
Se você não costuma ler sobre ciclismo, Eddy Merckx é o maior ciclista de todos os tempos, tendo vencido o Tour de France e o Giro d’Italia cinco vezes cada, além bater o recorde da hora, vencer o campeonato mundial três vezes entre outras mais de 500 vitórias.
Patrick Sercu foi um ciclista de pista e estrada, tendo vencido três mundiais na pista, medalha de ouro nos jogos olímpicos de Tóquio em 1964 e a classificação por pontos do Tour de France de 1974.
Reprodução do recorte:
Caro L. Papillon mais um ótimo artigo, até fiquei emocionado lendo-o, pois quando jovem acompanhei a carreira do canibal, que já era um ídolo de todos naquela época.
Parabéns e obrigado.
Obrigado Wilson, é por manifestações assim que ainda escrevemos por aqui.