Tadej Pogacar vence no Giro e assume a Maglia Rosa!

Luiz Papillon 1

A paulada veio! Tadej Pogacar atacou a 4km do final e venceu com autoridade a segunda etapa do Giro d’Italia 2024 no Santuário di Oropa.

Giro d’Italia 2024 – Santuário di Oropa

A segunda etapa do Giro d’Italia 2024 era esperada como épica desde o anúncio da subida ao Santuário di Oropa, a lendária subida que Marco Pantani colocou na história no final dos anos 90. Ontem Jhonatan Narváez venceu a etapa de abertura do Giro. Nos anos mais recentes, Tom Dumoulin venceu no Oropa em 2017, naquilo que até hoje ele considera uma de suas maiores vitórias na carreira.

Confira aqui onde ver o Giro d’Italia 2024

Giro d’Italia 2024 – Todos contra Pogacar

Antes da largada a primeira desistência do Giro, Robert Gesink (Visma) abandonou após ter diagnosticada uma pequena fratura na mão. O percurso teve os primeiros quilômetros planos com as subidas concentradas nos últimos 65km. A fuga do dia teve cinco italianos:

  • Christian Scaroni – Astana
  • Andrea Piccolo – EF Easypost
  • Davide Bais – Polti Kometa
  • Filippo Fiorelli – VF Bardiani
  • Martin Marcellusi – VF Bardiani

Assim como na primeira etapa a UAE manteve sob controle a fuga, sem permitir uma vantagem muito superior a três minutos. Na meta intermediária de sprint, Fiorelli venceu e praticamente garantiu a maglia ciclamino para a etapa de amanhã. Uma pequena queda atrapalhou Eddie Dunbar (Jayco), Filippo Zana (Jayco) e Olav Kooij (Visma), mas felizmente todos continuaram na prova. No segundo sprint intermediário novamente Fiorelli venceu e será o ciclamino na etapa 3. Atrás no pelote Caleb Ewan venceu a meta.

Começaram as subidas com  Oasi Zegna. Com 5,5 km de extensão e uma inclinação média de 5,6% e apenas o primeiro quilômetro é um pouco mais íngreme, cerca de 7%. Piccolo começa com 40 segundos de vantagem sobre seus ex-companheiros. Sozinho na ponta Andrea Piccolo conquistou os pontos de montanha e ficou perto de confirmar a camisa de montanha para amanhã. Na subida de Nelva, Piccolo venceu e ficou colado em Calmejane na luta pela azurra.  No sprint de Biella, Piccolo levou os bônus de tempo com Thomas (Ineos) e Ganna (Ineos) já engolindo a fuga.

Restava o Santuário di Oropa!

Antes da subida, Tadej Pogacar sofreu uma pequena queda com um pneu furado após sua roda quebrar ao passar por um buraco. O esloveno não percebeu quando furou o pneu dianteiro e foi ao chão em uma curva, quase sendo atropelado pelo carro da própria equipe. Mas logo depois Pogacar voltou ao pelote. Na subida ao Santuário di Oropa, a UAE colocou seus gregários para moer o pelote e subiu intensamente, o plano ficou claro quando Rafal Majka puxou de lado e a 4km do final, Tadej Pogacar atacou.

Dali em diante a luta foi pelo segundo lugar e Pogacar venceu com 27s de vantagem para Dani Felipe Martínez (Bora) e Geraint Thomas. Com o resultado, Pogacar assumiu a maglia rosa com 45s de vantagem sobre Geraint Thomas e Dani Martínez.

 

Classificação da etapa 2 do Giro d’Italia 2024

Results powered by FirstCycling.com

One thought on “Tadej Pogacar vence no Giro e assume a Maglia Rosa!

  1. Parabéns para este grande atleta só um ciclista como pogacar consegue ganhar desta forma depois da queda originado por um furo ainda conseguiu recuperar e ganhar, como amante desta modalidade é sem margem de dúvida o melhor ciclista a nível mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Giro d'Italia: Tim Merlier vence sprint em dia de Pogacar guloso!

Etapa de sprint sem emoção? Nada disso, Tadej Pogacar atacou no final e quase, quase levou a etapa. Mas no sprint a Soudal Quick-Step fez um ótimo trabalho e Tim Merlier venceu em decisão de photo-finish. Jonathan Milan foi segundo e Biniam Girmay o terceiro. Giro d’Italia 2024 – Etapa […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail