A paulada veio! Tadej Pogacar atacou a 4km do final e venceu com autoridade a segunda etapa do Giro d’Italia 2024 no Santuário di Oropa.
Giro d’Italia 2024 – Santuário di Oropa
A segunda etapa do Giro d’Italia 2024 era esperada como épica desde o anúncio da subida ao Santuário di Oropa, a lendária subida que Marco Pantani colocou na história no final dos anos 90. Ontem Jhonatan Narváez venceu a etapa de abertura do Giro. Nos anos mais recentes, Tom Dumoulin venceu no Oropa em 2017, naquilo que até hoje ele considera uma de suas maiores vitórias na carreira.
Confira aqui onde ver o Giro d’Italia 2024
Antes da largada a primeira desistência do Giro, Robert Gesink (Visma) abandonou após ter diagnosticada uma pequena fratura na mão. O percurso teve os primeiros quilômetros planos com as subidas concentradas nos últimos 65km. A fuga do dia teve cinco italianos:
- Christian Scaroni – Astana
- Andrea Piccolo – EF Easypost
- Davide Bais – Polti Kometa
- Filippo Fiorelli – VF Bardiani
- Martin Marcellusi – VF Bardiani
Assim como na primeira etapa a UAE manteve sob controle a fuga, sem permitir uma vantagem muito superior a três minutos. Na meta intermediária de sprint, Fiorelli venceu e praticamente garantiu a maglia ciclamino para a etapa de amanhã. Uma pequena queda atrapalhou Eddie Dunbar (Jayco), Filippo Zana (Jayco) e Olav Kooij (Visma), mas felizmente todos continuaram na prova. No segundo sprint intermediário novamente Fiorelli venceu e será o ciclamino na etapa 3. Atrás no pelote Caleb Ewan venceu a meta.
Começaram as subidas com Oasi Zegna. Com 5,5 km de extensão e uma inclinação média de 5,6% e apenas o primeiro quilômetro é um pouco mais íngreme, cerca de 7%. Piccolo começa com 40 segundos de vantagem sobre seus ex-companheiros. Sozinho na ponta Andrea Piccolo conquistou os pontos de montanha e ficou perto de confirmar a camisa de montanha para amanhã. Na subida de Nelva, Piccolo venceu e ficou colado em Calmejane na luta pela azurra. No sprint de Biella, Piccolo levou os bônus de tempo com Thomas (Ineos) e Ganna (Ineos) já engolindo a fuga.
Restava o Santuário di Oropa!
Antes da subida, Tadej Pogacar sofreu uma pequena queda com um pneu furado após sua roda quebrar ao passar por um buraco. O esloveno não percebeu quando furou o pneu dianteiro e foi ao chão em uma curva, quase sendo atropelado pelo carro da própria equipe. Mas logo depois Pogacar voltou ao pelote. Na subida ao Santuário di Oropa, a UAE colocou seus gregários para moer o pelote e subiu intensamente, o plano ficou claro quando Rafal Majka puxou de lado e a 4km do final, Tadej Pogacar atacou.
Dali em diante a luta foi pelo segundo lugar e Pogacar venceu com 27s de vantagem para Dani Felipe Martínez (Bora) e Geraint Thomas. Com o resultado, Pogacar assumiu a maglia rosa com 45s de vantagem sobre Geraint Thomas e Dani Martínez.
Classificação da etapa 2 do Giro d’Italia 2024
Results powered by FirstCycling.com
Parabéns para este grande atleta só um ciclista como pogacar consegue ganhar desta forma depois da queda originado por um furo ainda conseguiu recuperar e ganhar, como amante desta modalidade é sem margem de dúvida o melhor ciclista a nível mundial.