Pogacar atacou, moeu o pelote mas não venceu! A primeira etapa do Giro d’Italia 2024 terminou com vitória pra o equatoriano Jhonatan Narváez da equipe Ineos a frente do alemão Max Schachmann e de Tadej Pogacar!
“Doeu ficar na roda de Pogacar? Doeu e muito, foi difícil mas no final consegui terminar. Acho que Pogacar atacou muito cedo no sprin. Hoje tive uma boa chance e aproveitei” disse Jhonatan Narváez.
Giro d’Italia Etapa 1 – Torino
A largada do Giro aconteceu em Venaria Reali, uma cidade na região de Torino (Turin em italiano). Embora tenha sido uma etapa relativamente curta, com apenas 140km, foi muito movimentada com 1850m de subida acumulada. Três subidas categorizadas definiriam o primeiro rei de montanha do Giro.
Os primeiros fugitivos do Giro foram:
- Louis Barré (Arkea-B&B)
- Nicolas Debeaumarché (Cofidis)
- Lilian Calmejane (Intermarché-Wanty)
- Amanuel Ghebreigzabhier (Lidl-Trek)
- Andrea Pietrobon (Polti Kometa)
- Filippo Fiorelli (Grupo VF-Bardiani)
Atrás a equipe UAE controlou a fuga mantendo uma distância máxima ao redor dos três minutos. Os primeiros pontos de montanha foram para Fiorelli com Ghebreigzabhier (Lidl Trek) em segundo. Já no sprint intermediário, entre o pelote ficou para Kaden Groves (Alpecin)
A Superga foi escalada pelo lado “mais fácil”, na aproximação, Pogacar já se posicionou para atacar. Na ponta Ghebreigzabhier levou os pontos de montanha seguido por Calmejane, Fiorelli e Pietrobon. No segundo sprint intermediário, Jonathan Milan levou os pontos deixados pela fuga. Quando se aproximaram da Colle de Maddalena a vantagem da fuga derreteu. Na subida do Colle della Maddalena, uma pancadaria por parte da UAE fez vítimas que tinham dificuldade em acompanhar. O plano de Pogacar era claro: Atacar, atacar e atacar.
Na subida, ataque atrás de ataque e sete ciclistas se juntaram a Calmejane o último remanescente da fuga. Atrás cerca de 40s vinha a UAE moendo o pelote. Pogacar então atacou e levou consigo Narváez e Alaphilippe (Soudal Quick-Step). O esloveno começou então a capturar um a um os que estavam a frente até que restaram apenas Narváez, Pogacar e Schachmann (Bora) no grupo. Seria no sprint a decisão pela vitória.
E ai Pogacar errou, lançou seu ataque muito cedo e o ótimo equatoriano Narváez soube saltar da roda e vencer. Max Schachmman da Bora foi segundo e Pogacar ficou visivelmente irritado por não pegar a Maglia Rosa logo no primeiro dia.
Saiba tudo sobre o Giro d’Italia 2024
Classificação do Giro d’Italia 2024
Results powered by FirstCycling.com
One thought on “Giro começa com vitória de Jhonatan Narváez em Torino!”