Muito mais que uma vitória de Toms Skujins em Laguna Seca!

O letão Toms Skujins da Trek venceu a 3ª etapa da Volta a Califórnia que terminou no circuito de Laguna Seca. Sean Bennett da Hagens Berman foi segundo com Caleb Ewan da Mitchelton em terceiro. Mais do que a vitória, 3ª de Skujns na carreira, acontece um ano após ter abandonado a Volta a Califórnia por uma concussão:

Agora, a melhor celebração que você já viu numa prova de ciclismo:

King City a Laguna Seca 197km

A etapa entre King City até o circuito de Laguna Seca começou com expectativa de fuga que se confirmou. Assim que a prova começou Evan Huffman, Robin Carpenter e Ian Garrison atacaram. Ao longo da dura etapa chegaram a ter pouco mais de 4′ de vantagem mas as três subidas de segunda categoria iriam cobrar o preço. Após a meta de East Carmel, Robin Carpenter desistiu da fuga, atrás 1’25” Lawson Craddock atacou do pelote enquanto o pelote vinha 3′ atrás e restavam 46km para o final. Ainda haviam mais duas subidas de segunda categoria e o próprio circuito de Laguna Seca pela frente. Craddock e Carpenter foram pegos com 31km para o fim.

Veio então o movimento que definiu a prova, Logan Owen da EF atacou com Toms Skujins da Trek durante a escalada a Cachagua Road. Passaram por Huffman e Garrison e cruzaram a meta com 35 segundos sobre o pelote. No pelote dificuldades para os sprinters, Gaviria caiu no começo de etapa e ficou para trás assim como Cavendish. Quem se sustentou no pelote foi Caleb Ewan. No pelote a Bora colocou seus homens na ponta para tentar neutralizar a fuga e levar Sagan para o sprint. A vantagem da fuga foi diminuindo e Skujins sentiu que só poderia vencer se puxasse ainda mais.

A transmissão oficial chegou por dar a fuga como neutralizada mas o letão da Trek não desistiu, atacou novamente na subida para Laureles Grade a ultima de segunda categoria com 5.4km e inclinação de até 14.8%.Sean Bennett atacou do pelote para juntar-se a ponta, durante a subida Owen sobrou e assim ficaram Skujins e Bennett na ponta. A dupla cruzou o topo com 17 segundos de vantagem, desceram velozmente, ainda uma subida de terceira categoria para entrar no circuito de Laguna Seca. Próximo ao topo da subida que dá acesso ao circuito o pelote deu uma hesitada e sem organização diversos ataques  desordenados acabaram por dar o folego que a dupla precisava. Após atingirem o topo do circuito era só descida para o final e Skujins atacou exatamente no “saca rolhas” descendo velozmente para a chegada. Antes de cruzar a linha Toms Skujins ainda fez uma dança “maluca” da vitória sobre a bicicleta.

Em segundo chegou Sean Bennett da Hagen Berman enquanto no pelote 8 segundos atrás Caleb Ewan venceu o sprint seguido por Sagan, Bernal e Yates. Linda vitória em mais uma ótima etapa nessa Volta a Califórnia.

Os dez primeiros da 3ª Etapa foram:

1  SKUJIŅŠ Toms Trek – Segafredo 04:52:47
2  BENNETT Sean Hagens Berman Axeon 00:03
3  EWAN Caleb Mitchelton-Scott 00:08
4  SAGAN Peter BORA – hansgrohe ,,
5  BERNAL Egan Arley Team Sky ,,
6  YATES Adam Mitchelton-Scott ,,
7  HOWES Alex Team EF Education First-Drapac p/b Cannondale ,,
8  SLAGTER Tom-Jelte Dimension Data ,,
9  BOOKWALTER Brent BMC Racing Team ,,
10  BARTA William Hagens Berman Axeon ,,

Os dez primeiros na classificação geral estão colados com Bernal 25″ a frente de Rafal Majka :

1  BERNAL Egan Arley Team Sky 12:09:08
2  MAJKA Rafał BORA – hansgrohe 00:25
3  YATES Adam Mitchelton-Scott 00:31
4  TOLHOEK Antwan Team LottoNL-Jumbo 00:40
5  DURASEK Kristijan UAE-Team Emirates ,,
6  MARTINEZ Daniel Felipe Team EF Education First-Drapac p/b Cannondale ,,
7  FRANK Mathias AG2R La Mondiale 00:50
8  VAN GARDEREN Tejay BMC Racing Team 01:00
9  GUERREIRO Ruben Trek – Segafredo 01:11
10  DE PLUS Laurens Quick-Step Floors 01:14

Deixe uma resposta