Tom Dumoulin se aposenta ao final da temporada

O ciclista neerlandês da equipe Jumbo Visma anunciou nesta manhã que deixa o ciclismo de competição ao final da temporada. Dumoulin que venceu o Giro d’Italia em 2018 enfrentou depressão que já o afastou do ciclismo no ano passado. Agora Dumoulin promete foco no campeonato mundial de contrarrelógio na Austrália.

Tom Dumoulin - Foto Arquivo Jumbo Visma
Tom Dumoulin – Foto Arquivo Jumbo Visma

Dumoulin esteve perto de aposentar-se em 2021 e após um retorno complicado e muitas dificuldades no Giro d’Italia desta temporada, o neerlandês de 31 anos definiu pendurar a sapatilha ao final da temporada. Em comunicado nesta manhã, Dumoulin confirmou que pendura a sapatilha.

Tom Dumoulin anuncia aposentadoria

“Eu decidi que 2022 será meu último ano como ciclista profissional. Em 2020 eu tive muita dificuldade e no final do ano eu treinei demais e acabei atrapalhando minha preparação. Em 2021 eu fui apenas uma sombra de mim mesmo e decidi na época a dar um tempo do ciclismo para pensar sobre meu futuro. 

Depois de um tempo eu decidi continuar minha carreira como ciclista. Em uma mão por ter os jogos olímpicos de Tóquio, que estiveram no meu foco por cinco anos e eu não queria perder essa oportunidade. Mas na outra mão, principalmente meu amor pela bicicleta e a paixão nesse mundo especial do ciclismo. Mundo esse que me surpreendeu e me faz sentir em casa. Desde o outono de 2020 eu ocasionalmente estive apto a mostrar minhas habilidades na bicicleta. A medalha de prata nos jogos Olímpicos no último ano foram o ponto alto e eu estou orgulhoso daquela performance.

Mas embora em algumas ocasiões eu estivesse bem, muitas vezes e especialmente neste ano, tem sido muito um caminho muito frustrante em que meu corpo está cansado e segue cansado. Logo que a carga de treinamento ou provas sobe, eu sofro de fadiga, dores e lesões ao invés de melhorar. O esforço no treinamento não trás o retorno esperado em performance. Nesse tempo sinto desequilíbrio na minha dedicação de 100% tudo que eu faço e me sacrifico para o esporte e o que eu consequentemente consigo em retorno.

Com muita paciência e uma cautelosa analise de treinamento eu estou convencido que eu posso ter o meu melhor sobre a bicicleta. Mas isso seria uma longa e paciente estrada sem garantia de sucesso. Eu escolhi não escolher essa estrada, mas sim encerrar minha atividade como ciclista e escolher um caminho desconhecido.

A equipe e eu estamos fazendo planos para o que fazer nos nossos próximos meses. Espero que os últimos meses tenham muita alegria e sucesso, com foco em especial para o Campeonato Mundial na Austrália onde eu espero conseguir o melhor de mim  mesmo na prova de contrarrelógio individual uma ultima vez. 

Eu não sei ainda o que eu quero fazer após minha carreira como ciclista, e eu realmente também não quero pensar nisso no momento. Mas eu sei que meu amor pela bicicleta me manterá conectado ao mundo do ciclismo de um jeito ou outro. Eu estou muito curioso sobre o que o futuro guarda para mim. Eu me sinto feliz e grato e agora estou pronto para olhar para minha carreira com muito orgulho. 

E por último, eu gostaria de agradecer a todos que estiveram comigo nesta aventura fantástica. Um obrigado especial a todos que me ajudaram e que compartilharam comigo momentos tão especiais. Eu gostaria de agradecer a meus colegas de equipe, diretores esportivos, ajudantes, mecânicos, pessoal de apoio e patrocinadores que estiveram comigo ao longo dos anos. Um obrigado especial também a vocês fãs do ciclismo que  apoiaram ao longo dos anos. O ciclismo me custou sangue, suor e lágrimas de vez em quanto mas foi tão lindo e especial. Obrigado, obrigado, obrigado!” Tom Dumoulin

Tom Dumoulin foi procurado por outras equipes

Após abandonar no Giro d’Italia na 15a etapa, Tom declarou que foi uma das maiores decepções de sua carreira pois pretendia usar o Giro para descobrir se ainda poderia disputar com os melhores ciclistas do mundo.

“O corpo está acabado, estou vazio. Isso é decepcionante, é uma grande decepção. O problema não é a lesão nas costas, não sei o que acontece, eu simplesmente não avanço, eu não tenho energia, nenhuma potência chega aos pedais. Simplesmente não está, eu não tenho outra resposta.”

Apesar de toda decepção que Tom guarda consigo próprio, diversas equipes o procuraram tentando dar mais tempo a seu talento, entre elas a BikeExchange, a Trek Segafredo a própria Alpecin Fenix que subirá finalmente ao WorldTour em 2023, a Bora Hansgrohe e a Israel PremierTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Wout van Aert vence na abertura do Critérium du Dauphiné na França

Em uma etapa dura para os velocistas, Wout van Aert chegou mais inteiro no final e conseguiu levar a vitória em uma chegada em massa. No sprint, Wout bateu o britânico Ethan Hayter enquanto o estadunidense Sean Quinn completou o pódio. “Olhando o perfil da etapa, podíamos esperar um final […]
Wout van Aert vence no Critérium du Dauphiné | Foto Reprodução

Receba as novidades em seu e-mail