Hoje foi dia da fuga na abertura da Volta a Andaluzia com vitória do jovem belga Rune Herregodts de 23 anos da equipe Sport Vlaanderen Baloise.
Rune estava na fuga e atacou restando pouco mais de seis quilômetros para o final. Apesar do contra ataque da fuga e do pelote se aproximando perigosamente, Herregods se manteve para vencer pela segunda vez na carreira.
Volta a Andaluzia
Começou na Espanha a disputa da 68ª Volta a Andaluzia, conhecida como Rota do Sol. Disputada pela primeira vez em 1925 e retomada em 1955 a prova é disputada por etapas pelo circuito ProSeries (o segundo mais importante no ciclismo). Para a edição 2022, ao todo serão cinco etapas todas com terreno acidentado.
Alejandro Valverde é o grande vencedor da prova com cinco títulos, porém devido o veterano ter tido contato com colegas contaminados pelo Covid-19, a equipe Movistar optou por preserva-lo. Assim o favoritismo recai sobre dois ciclistas da Astana, o cazaque Alexey Lutsenko e o colombiano Miguel Ángel Lopez. Pela Ineos Grenadiers o espanhol Carlos Rodriguez é o nome a ser observado enquanto por Israel o canadense Michael Woods.
Etapa 1 – Ubrique a Iznájar – 200.7km
A primeira etapa viu o ataque nos primeiros quilômetros de oito ciclistas que estabeleceram a fuga do dia. No final o belga Rune Herregodts da equipe Sport Vlaanderen conquistou a vitória com o estadunidense Stephen Basset em segundo e Ander Okamika completando o pódio.
- Rune Herregodts – Sport Vlaanderen Baloise
- Stephen Bassett – Human Powered Health
- Ander Okamika – Burgos BH