O francês Florian Sénéchal de 26 anos venceu a prova que marcou a reabertura do ciclismo belga. A prova, organizada pela empresa de vestuário Vermac foi a primeira realizada em 4 meses no país do ciclismo. Em segundo, ficou o holandês Oscar Riesebeek da Alpecin Fenix, e em terceiro o belga Victor Campenaerts pela NTT Pro Cycling que correu de forma avulsa.
Primeira prova no retorno do ciclismo belga
A prova que normalmente passaria desapercebida do público fora da pequena Rotselaar. Contudo em função da pandemia causada pelo coronavírus, esta foi a primeira prova na reabertura do ciclismo belga. Seguindo os protocolos de reabertura, apenas 200 pessoas puderam acompanhar e para isso a organização, fechou as zonas de largada e chegada para garantir o distanciamento social.
Entre os participantes, destaque para os campeões belga e holandês, respectivamente Tim Merlier e Fabio Jakobsen. Com restrição a equipes com sede na Bélgica, a prova contou com pouquíssimos atletas estrangeiros, entre eles justamente o vencedor Florian Sénéchal além de John Degenkolb pela Lotto Soudal.
Homenagem a Niels De Vriendt
Foi respeitado um momento de silêncio antes da largada, em homenagem a Niels De Vriendt, ciclista amador que morreu ontem durante uma prova treino em Wortegem-Petegem. O amador que competia pela equipe continental VDM-Vam-Durm-michiels-Trawobo, sofreu uma parada cardíaca e mesmo com esforços em ressuscita-lo por 40 minutos, não resistiu. O treino que contava com estrelas como Sep Vanmarcke ee Tim Merlier foi cancelado restando 13km para o final. Os companheiros de Niels De Vriendt ficaram a frente do pelote durante a homenagem.
Largada contou com Eddy Merckx
A bandeirada de largada foi dada por Eddy Merckx. Após uma volta inicial de 10km, os 238 ciclistas de 24 equipes percorreram mais dez voltas com 15,4km. Logo uma fuga formou-se e o pelote se dividiu em vários grupos. Nos 30km finais o grupo de líderes foi diminuindo e pela última volta Sénéchal, Riesebeek e Campenaerts ficaram com vantagem de 40 segundos sobre o grupo perseguidor.
Ao final, Sénéchal não esperou pelo sprint e atacou antes em um trecho de leve subida. O ataque foi o suficiente para obter cerca de 50m de vantagem e vencer a prova. No sprint do grupo de perseguição, Stijn Steels ficou com o quarto posto também pela Deceuninck Quick Step.
- Florian Sénéchal – Deceuninck Quick Step
- Oscar Riesebeek – Alpecin Fenix
- Victor Campenaerts – NTT ProCycling (Avulso)
- Stijn Steels – Deceuninck Quick Step
- Lionel Taminiaux – Bingoal Wallonie
- Tim Merlier – Alpecin Fenix